Durante o evento, promovido pela Xic Xic, a escritora Karina Azevedoexpos as obras que celebram a cultura, a identidade e as vozes do nosso povo.
“Valú a princesa cacheada” é um livro infantil inspirado em uma história real, conta um episódio de racismo vivido pela sobrinha da autora,Karina Azevedo (@karinaazevedo__)Para acolher e empoderar a pequena, a escritora decidiu recorrer a contação de histórias para dialogar sobre a negritude, a importância da diversidade e o respeito às diferenças.
Na narrativa, Valú sofre por ter sua identidade criticada e sua avó a faz compreender que amar seu cabelo é um processo contínuo e que seus cachos é uma parte bonita de sua identidade e cultura. Assim, Valú reconstrói sua autoestima e entende que ser diferente não é um problema, pois são as nossas diferenças que nos tornam especiais. Este é um livro infanto-juvenil, mas que deve ser lido por pessoas de qualquer idade. É uma oportunidade para trabalhar a cultura afro-brasileira como uma grande aliada no campo da educação (Lei 10.639), em que temos que trazer as literaturas infantis com respeito às infâncias para formarmos crianças na perspectiva do letramento racial e construir uma educação antirracista.
" Foi um momento de troca, afeto e fortalecimento das raízes que nos sustentam.
Agradecemos a todos que passaram pelo espaço, folhearam, conversaram e sentiram a força das palavras de Valú. Seguimos espalhando literatura com cheiro de terra, memória e resistência." Disse Karina
Comentários
Postar um comentário