Durante a cerimônia virtual, que marcou o reconhecimento dos 67 medalhistas da competição, sendo 48 medalhas de bronze, nove medalhas de prata e 10 de ouro, Milena expressou sua gratidão e emoção por estar entre os dez melhores professores de Matemática do Brasil. A docente enfatizou a importância desse reconhecimento não apenas para si mesma, mas como uma homenagem aos professores que a inspiraram e aos estudantes que confiaram em seu trabalho e participaram ativamente de seus projetos educacionais.
“A sensação de estar entre os dez melhores professores do Brasil é de muita emoção, de muita felicidade em ter um reconhecimento em nível nacional, mas também traz muita gratidão a todos os professores que passaram na minha vida, que foram inspirações para mim. E também aos meus estudantes, que confiaram e confiam no meu trabalho, no meu potencial, que me incentivam e que abraçam os projetos para que a gente possa, juntos, realizar uma educação matemática de qualidade”, conta a professora.
Como prêmio, os 10 professores medalhistas de ouro terão a oportunidade única de participar de um intercâmbio técnico e cultural em Xangai, na China, reconhecida por seu desempenho em matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). “Agora estou ansiosa para receber o prêmio, que é a viagem a Xangai, e aprender muito mais com eles lá, me aperfeiçoar profissionalmente e trazer muitas novidades para professores e estudantes. Então é isso, estou muito grata e muito feliz por trazer essa conquista para todos nós e espero que sirva realmente de inspiração e de referência para estudantes e profissionais da área”, completa.
Durante as fases da OPMBr, Milena apresentou uma variedade de projetos que têm como foco desmistificar o medo associado à matemática, buscando oferecer uma abordagem simples e natural à disciplina. Além disso, ela desenvolveu o projeto “Mulheres na Matemática", que inclui pesquisas, debates e a criação de jogos educativos, destacando o papel das mulheres nessa área. Outras iniciativas incluem desafios matemáticos em sala de aula e o "Matemátic-tac", um jornal matemático com redatoras meninas, visando promover a representatividade feminina no campo da matemática. Milena também organizou a "I Olimpíada Interclasse de Matemática", uma gincana entre as turmas, promoveu uma parceria com o departamento de matemática da Universidade Federal da Paraíba para palestras e conquista de bolsas de iniciação científica, entre outras ações.
A OPMBr, organizada por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), contou com o apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Seu principal objetivo foi estimular o ensino da matemática no Brasil; identificar e propagar boas práticas no ensino da disciplina; identificar talentos entre os professores; incentivar o ingresso em áreas científicas e tecnológicas; entre outros. Representando o Ministério, a secretária-executiva, Izolda Cela, que recentemente esteve conhecendo as práticas exitosas da Paraíba, participou da cerimônia. Dos 67 finalistas premiados, 38 são da rede estadual.
O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Roberto Souza, que também é advindo do ramo da matemática, parabenizou a professora pelo seu excelente desempenho e ressaltou a importância de seu trabalho na vida dos estudantes. Ele reiterou o compromisso do estado em fortalecer a educação e enalteceu o talento e a dedicação dos educadores paraibanos. “A conquista de Milena Monique é um marco significativo não apenas para sua carreira, mas também para a educação na Paraíba. O reconhecimento nacional reafirma o compromisso do estado em promover uma educação de qualidade e valorizar o trabalho dos professores, que desempenham um papel fundamental na formação dos jovens e no desenvolvimento da sociedade”, disse.
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