Escritora de Barra de Santa Rosa irá distribuir livro através do Projeto: “Valú construindo uma educação antirracista”.


 A professora e escritora de Barra de Santa Rosa Karina Azevedo foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo PB e vai realizar o Projeto: “Valú construindo uma educação antirracista”, no qual distribuirá 1.300 livros gratuitamente em 12 escolas e bibliotecas municipais  das 12 cidades que compõem a 4ª região de ensino.

É um projeto audacioso e importante que levará a literatura para contribuir com a educação antirracista. O livro que será doado é “Valú, a princesa cacheada” que aborda o tema racismo. Em breve haverá o lançamento do Projeto e poderemos juntos conhecer mais um pouco desse trabalho da escritora Karina Azevedo.



“Valú a princesa cacheada” é um novo livro infantil inspirado em uma história real, conta um episódio de racismo vivido pela sobrinha da autora,Karina Azevedo (@karinaazevedo__)Para acolher e empoderar a pequena, a escritora decidiu recorrer a contação de histórias para dialogar sobre a negritude, a importância da diversidade e o respeito às diferenças.

Na narrativa, Valú sofre por ter sua identidade criticada e sua avó a faz compreender que amar seu cabelo é um processo contínuo e que seus cachos é uma parte bonita de sua identidade e cultura. Assim, Valú reconstrói sua autoestima e entende que ser diferente não é um problema, pois são as nossas diferenças que nos tornam especiais. Este é um livro infanto-juvenil, mas que deve ser lido por pessoas de qualquer idade. É uma oportunidade para trabalhar a cultura afro-brasileira como uma grande aliada no campo da educação (Lei 10.639), em que temos que trazer as literaturas infantis com respeito às infâncias para formarmos crianças na perspectiva do letramento racial e construir uma educação antirracista.

Comentários