FREI MARTINHO-PB, SEDIOU V SEMINÁRIO PARAIBANO DO GARIMPEIRO COM SUCESSO

Equipe da  CDRM/PB.


No último sábado dia 26 de Julho de 2014, o município de Frei Martinho Paraíba, sediou o V Seminário Paraibano  comemorativo em alusão ao dia Nacional do  Garimpeiro, com o tema :“Agregando mulheres para valorizar mais a atividade”, o evento foi promovido pela  CDRM/PB,  SEBRAE/PB e contou com o apoio da prefeitura municipal de Frei Martinho .

O estímulo à participação de mulheres nas atividades do garimpo foi  um dos principais objetivos do evento, que  reuniu  Cooperativas de Mineradores do Seridó e Curimataú Paraibano, estudantes de mineração do IFPB-Campus Picuí, SENAI-PB, representantes da Universidade Federal da Paraíba(UFCG),presença do Diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral DNPM de Campina Grande., o Sr Guilherme Henrique, além de órgãos, instituições , empresários e  pessoas ligadas ao setor mineral.



 Na ocasião o  pesquisador dos recursos minerais na região do Seridó Paraibano, Antonio de Pádua Sobrinho,  apresentou uma documentação fotográfica sobre a problemática enfrentada pelos pequenos mineradores da região, destacando os  RISCOS POTENCIAIS DE ACIDENTES DO TRABALHO NOS GARIMPOS DO SERIDÓ PARAIBANO.



 Com exibição de banners, destacando a silicose doença ocupacional que tem afetado mineradores da região. além  da  distribuídos panfletos na qual foi dado enfoque aos trabalhos que o mesmo vem realizando com o  geólogo e professor do IFPB Francisco de Assis Souza , juntamente com os técnicos em mineração Paulo Sales e Anselmo Araújo em Prol da pequena mineração do Seridó Paraibano. 

Segundo Sobrinho  o  objetivo da exposição foi chamar a atenção dos  participantes para esta atividade tão promissora, indicando  os problemas, apresentando algumas alternativas para os mesmos,  além de  divulgar as ações que  ele e a equipe do grupo de estudos SETOR MINERAL EM FOCO  estão  desenvolvendo  na região.

Comentários