O estímulo à participação de mulheres nas
atividades do garimpo foi um dos
principais objetivos do V Seminário Paraibano do Garimpeiro, realizado no último sábado dia 26 de
julho 2014, na cidade de Frei Martinho Seridó
paraibano, o seminário foi em comemoração
ao Dia Nacional do Garimpeiro. Com o tema “Agregando mulheres para valorizar
mais a atividade”, o evento reuniu sete
cooperativas de mineradores da região do curimataú e Seridó Paraibano.
Conforme o gestor do projeto de Minerais do
Semiárido Paraibano do Sebrae Paraíba, Ferdinando Félix da Silva, a mulher está
sendo inserida de forma mais ativa na atividade da mineração. A partir do curso
de Lapidação de gemas, que está em andamento na cidade de Nova Palmeira, no
Seridó paraibano, 30 mulheres estarão prontas para atuar.
Já a cidade de Frei Martinho terá uma capacitação
para mais 40 mulheres, no curso de Aproveitamento e Beneficiamento da Mica,
minério semiprecioso comercializado por um baixo custo. “Com esta capacitação
aumentaremos em 100% o valor deste minério. O curso começa dia 28 de julho e
vai até outubro”, explicou.
A presidente da Cooperativa de Garimpeiros de Nova
Palmeira (Coogarimpo), Rhutinea Dilenna, é uma das beneficiadas com o envolvimento
da mulher na atividade. Ela foi eleita em 2012 e a constituição da Coogarimpo
foi em 2007. “Notamos que a cooperativa tratava de trabalhos pesados e que os
cooperados eram mais homens. Envolvemos a mulher para que a renda das famílias
fosse melhorada”, explicou.
Atualmente, 36 mulheres da cidade formaram um grupo
forte. Elas pretendem lapidar as pedras e construir joias. “Com o nosso
envolvimento, os homens passaram a não mais perder reuniões, se comprometeram
mais com os trabalhos e tudo foi mais fortalecido”, enfatizou.
Este é um dos resultados que o Sebrae vem obtendo
com os garimpeiros. A parceria do projeto é com o Governo do Estado,
Departamento Nacional de Geologia, Ministério de Ciência e Tecnologia,
Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM),
Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Universidade Federal de
Campina Grande (UFCG), dentre outras.
Panorama - O setor
de mineração encontra-se em estagio de expansão, de acordo com Ferdinando.
Agregar valor à produção com capacitação e qualificação faz com que eles
ofereçam produtos de acordo com as exigências do mercado. “A Coogarimpo está se
capacitado através do curso de Lapidação de Gemas e a Cooperativa de Frei
Martinho iniciará no próximo mês a capacitação. Tudo é avanço no setor de
minérios”, falou.
Atualmente, o projeto conta com sete cooperativas
dos municípios de Várzea, Junco do Seridó, Assunção, Pedra Lavrada, Nova
Palmeira, Picuí e Frei Martinho que reúnem os mais de 600 cooperados. Os temas
trabalhados são voltados à melhoria e aperfeiçoamento da parte gerencial,
financeira e de mercado. “O cooperativismo e associativismo, Recursos Humanos,
entre outas vertentes, também são estimulados através de oficinas, palestras,
capacitações e consultorias, para contribuir com o crescimento e
desenvolvimento dos produtores”, concluiu.
Agência Sebrae de Notícias-PB/com Setor mineral em foco

Comentários
Postar um comentário