Em entrevista
cedida a este portal o professor e
técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho destaca as ações desenvolvidas
em prol da pequena mineração da região e parabeniza
os garimpeiros Picuienses pelo seu dia já que segundo o projeto de lei número
006/2009 de março de 2009, de autoria da Vereadora Roseli Alves de Macedo,
ficou instituído o “DIA MUNICIPAL DO GARIMPEIRO E DO MINERADOR.”, no município
de Picuí, a ser comemorado, no dia 29 de agosto, devendo fazer parte do
calendário de comemorações do município, sendo sancionada pelo prefeito
constitucional na época Rubens Germano Costa em 29 de abril do mesmo ano, mas
infelizmente nunca foi comemorado.
Segundo o professor a extração mineral sempre foi e continua sendo uma forte vocação do município de Picuí assim como em toda província
pegmatítica, a atividade teve inicio na
década de 1940 (período da 2ª Guerra Mundial 1939 a 1945 ), neste período houve um incremento na produção mineral da
região. há aproximadamente 244 km da
capital do estado. Sob o ponto de vista geológico, o município encontra-se em uma região que concentração grandes ocorrências de minerais de Pegmatito do
estado, historicamente a mineração tem grande representatividade econômica, principalmente nos períodos de seca, quando o “Garimpo” se torna
alternativa de subsistência para a população.
“ Segundo alguns garimpeiros antigos que
tenho conversado, o município de
Picuí foi sede de uma base de exploração de minério, neste período Americanos teriam se instalado aqui com o objetivo de pesquisar e explorar os recursos minerais existentes,dentre eles
tântalo, Nióbio e Tungstênio para o fabrico de equipamentos bélicos. Diante da
necessidade para obtenção da matéria prima em abundância, contaram com a
larga experiência deles, recrutando-os e
treinando-os no exercício da atividade de pesquisa e exploração.
“ Todo Picuiense tem uma história para contar trabalhou, ou conhece alguém que trabalha no garimpo , sempre tem um fato para contar deste período, o tempo passou a atividade continua sendo fonte de renda para muitas famílias, mas as histórias ficaram marcadas e são contadas até hoje, sendo muitas vezes esquecida e desconhecida pela maioria da sociedade local.” Disse Pádua
“ Todo Picuiense tem uma história para contar trabalhou, ou conhece alguém que trabalha no garimpo , sempre tem um fato para contar deste período, o tempo passou a atividade continua sendo fonte de renda para muitas famílias, mas as histórias ficaram marcadas e são contadas até hoje, sendo muitas vezes esquecida e desconhecida pela maioria da sociedade local.” Disse Pádua
Para ele a realização de um evento
comemorativo a este dia seria de extrema importância, pois faria um pouco
do resgate histórico da atividade mineral no município, valorizando estes
trabalhadores, que fizeram e fazem parte da historia econômica da região.
“ Parabenizo todos os garimpeiros da região em especial os de nosso
município, pelo seu dia, admiro, repeito e valorizo muito esta classe de trabalhadores que mesmo
sem ter nenhuma formação acadêmica, possuem um conhecimento amplo sobre a área
mineral, a cada visita a um garimpo desses, as experiências repassadas tem
sido de grande importância para meu crescimento profissional. e pessoal, estes bravos homens, apesar das dificuldades conseguem
o sustento de suas famílias e mantem a atividade da garimpagem viva em nossa
região. merecem ser valorizados homenagia-los é pouco pelo que esta classe representa para a região. "Disse
“Venho desenvolvendo
alguns trabalhos em prol desta classe de trabalhadores aqui na região a exemplo do “Projeto
Garimpo.” que juntamente com o geólogo e
professor Francisco Souza, em parceria com a secretaria
de saúde de Frei Martinho Paraiba estamos fazendo um levantamento global das condições
sócio-econômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no
extrativismo mineral na região, visando a melhoria das condições de trabalho e
a qualidade de vida desses trabalhadores com enfoque para o uso dos equipamentos de proteção individual
, principalmente das máscaras, pois garimpeiros estão morrendo de silicose doença causada pela inalação de
poeira provenientes de minerais que contem sílica e por ser uma
doença que não tem cura, a prevenção assume papel importante, estamos sempre indo aos garimpos orientando os trabalhadores quanto à boa
extração do minério, estocagem seletiva, uso correto de EPIs, convivência
pacífica com o meio ambiente.” Frisou Antonio
Em seguinda Antonio
Sobrinho destacou as ações executadas pelo Projeto Garimpo Bom, Mineração Responsável,
segundo ele vários garimpeiros estão sendo entrevistados sobre as condições de
trabalho, riscos potenciais de acidentes e riscos ambientais, no dia 18 de
julho de 2013, em parceria com a secretaria
de saúde Frei Martinho foi realizado um encontro para debater ações de prevenção a
silicose destinado a pequenos
mineradores, estudantes de mineração e pessoas ligadas ao setor mineral, onde
foi debatido ações de
combate a doença, contando com palestras
temáticas.
"Estamos tendo um outro olhar sobre o garimpo é visível as mudanças , assim como diversas outras áreas, sofreram em relação a estrutura e melhoria nas condições de trabalho, porém este contato com esses garimpeiros, diariamente tem nos ajudado a ver de perto os problemas do garimpo e ir atras de soluções para mudar a realidade existente , isso está mudando, já temos resultados significativos já apresentamos em projeto ao secretario de saúde do estado da
Paraíba, Dr. Waldson Souza Dias. juntamente com a
secretária de saúde Lucya
Cavalcanty Freitas e o vice prefeito do município de Frei
Martinho Tião Pinto
no Centro de Referência Regional em
Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, em breve estaremos executando algumas ações que com certeza irá melhorar as condições de trabalho desses garimpeiros este é o nosso objetivo"Destacou
“ Agora no final de setembro iremos realizar um evento na cidade de Picuí voltado exclusivamente para
garimpeiros, onde eles serão palestrantes e debatedores. Serão
abordados temas relacionados à história do garimpo no município, à situação
atual da pequena mineração, a situação da mulher garimpeira, problemas de
segurança e saúde laboral (com ênfase para a silicose), degradação ambiental,
discussão sobre o artesanato mineral como fonte de renda para a mulher do
garimpeiro e garimpeiro, dentre outras atividades.”Concluiu

Comentários
Postar um comentário