O TÉC EM MINERAÇÃO ANTONIO DE PÁDUA SOBRINHO PARABENIZA OS GARIMPEIROS PICUIENSES PELO SEU DIA

Em entrevista cedida a este portal  o professor   e técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho destaca as  ações desenvolvidas em prol da pequena mineração da região e   parabeniza os garimpeiros Picuienses pelo seu dia  já que segundo o projeto de lei número 006/2009 de março de 2009, de autoria da Vereadora Roseli Alves de Macedo, ficou instituído o “DIA MUNICIPAL DO GARIMPEIRO E DO MINERADOR.”, no município de Picuí, a ser comemorado, no dia 29 de agosto, devendo fazer parte do calendário de comemorações do município, sendo sancionada pelo prefeito constitucional na época Rubens Germano Costa em 29 de abril do mesmo ano, mas infelizmente nunca foi comemorado.

 Segundo  o professor   a  extração mineral sempre foi e continua sendo  uma forte vocação do município de Picuí assim como em toda província pegmatítica, a atividade teve inicio  na década de 1940 (período da 2ª Guerra Mundial 1939 a 1945 ),  neste período  houve um incremento na produção mineral da região. há aproximadamente 244 km da capital do estado. Sob o ponto de vista geológico, o município encontra-se em uma  região  que concentração grandes  ocorrências de minerais de Pegmatito do estado, historicamente a mineração tem grande representatividade econômica, principalmente nos períodos de seca, quando o “Garimpo” se torna alternativa de subsistência para a população.

 “ Segundo  alguns garimpeiros antigos que tenho conversado,  o  município de Picuí foi sede de uma base de exploração de minério,  neste período Americanos teriam se  instalado  aqui   com o objetivo de pesquisar e explorar os  recursos minerais existentes,dentre eles tântalo, Nióbio e Tungstênio para o fabrico de equipamentos bélicos. Diante da necessidade para  obtenção da  matéria prima em abundância, contaram com a larga experiência deles,  recrutando-os e treinando-os no exercício da atividade de pesquisa e exploração.

 “ Todo Picuiense tem uma história para contar   trabalhou, ou conhece alguém que trabalha no garimpo ,  sempre tem um fato para  contar deste período, o tempo passou a atividade continua sendo fonte de renda para muitas famílias, mas as  histórias ficaram marcadas  e  são contadas até hoje, sendo muitas vezes esquecida e desconhecida pela maioria da sociedade local.” Disse  Pádua

Para ele a realização de um evento comemorativo a este dia seria de extrema importância, pois faria  um pouco do resgate histórico da atividade  mineral no município, valorizando estes trabalhadores, que fizeram e fazem parte da historia econômica da região. 

 “ Parabenizo todos os  garimpeiros da região em especial os de nosso município, pelo seu dia, admiro, repeito e valorizo muito esta classe de trabalhadores que mesmo sem ter nenhuma formação acadêmica, possuem um conhecimento amplo sobre a área mineral, a cada visita a um garimpo desses, as  experiências repassadas tem sido de grande importância para meu crescimento profissional. e pessoal, estes bravos homens, apesar  das dificuldades conseguem o sustento de suas famílias e mantem a atividade da garimpagem viva em nossa região. merecem ser valorizados homenagia-los é pouco pelo que esta classe representa para a região. "Disse 

 “Venho desenvolvendo alguns trabalhos em prol desta classe de trabalhadores  aqui na região a exemplo do “Projeto Garimpo.” que juntamente  com o geólogo e  professor  Francisco Souza, em parceria com a secretaria de saúde de Frei Martinho Paraiba estamos  fazendo um levantamento global das condições sócio-econômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral na região, visando a melhoria das condições de trabalho e a qualidade de vida desses  trabalhadores com enfoque para o uso   dos equipamentos de proteção individual , principalmente das máscaras, pois  garimpeiros estão morrendo de  silicose doença causada pela inalação de poeira provenientes de minerais que contem sílica e por ser   uma doença que não tem cura, a prevenção assume papel importante, estamos sempre  indo aos  garimpos  orientando os trabalhadores quanto à boa extração do minério, estocagem seletiva, uso correto de EPIs, convivência pacífica com o meio ambiente.” Frisou  Antonio

  Em seguinda  Antonio Sobrinho destacou as   ações executadas pelo  Projeto Garimpo Bom, Mineração Responsável, segundo ele vários garimpeiros estão sendo entrevistados sobre as condições de trabalho, riscos potenciais de acidentes e riscos ambientais, no dia 18 de julho de 2013,  em parceria com a secretaria de saúde Frei Martinho  foi realizado  um encontro para debater ações de prevenção a silicose destinado a pequenos mineradores, estudantes de mineração e pessoas ligadas ao setor mineral, onde foi  debatido   ações de combate a doença, contando com  palestras temáticas.

"Estamos tendo um outro olhar sobre o garimpo é  visível as mudanças , assim como diversas outras áreas, sofreram em relação a estrutura e melhoria nas condições de trabalho, porém  este contato com esses  garimpeiros, diariamente tem nos ajudado a ver de perto  os problemas do garimpo e ir atras de soluções para   mudar a realidade existente , isso está mudando, já temos resultados significativos   já apresentamos em projeto ao secretario de saúde do estado da Paraíba, Dr. Waldson Souza Dias. juntamente com a secretária de saúde Lucya Cavalcanty Freitas e o vice prefeito do município de Frei Martinho Tião Pinto  no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG, em breve estaremos executando algumas ações que com certeza irá melhorar as condições de trabalho desses garimpeiros este é o nosso objetivo"Destacou 

“ Agora no final de setembro iremos  realizar  um evento  na cidade de Picuí voltado exclusivamente para  garimpeiros, onde eles  serão palestrantes e debatedores. Serão abordados temas relacionados à história do garimpo no município, à situação atual da pequena mineração, a situação da mulher garimpeira, problemas de segurança e saúde laboral (com ênfase para a silicose), degradação ambiental, discussão sobre o artesanato mineral como fonte de renda para a mulher do garimpeiro e garimpeiro, dentre outras atividades.”Concluiu









Comentários