Nesta
quinta-feira, 29 de agosto de 2013, o prefeito constitucional de Frei Martinho
Paraiba, Aido Lira e a secretaria de saúde do município Lucya Cavalcanty, participaram
de uma reunião, no instituto Federal da Paraiba-IFPB-Campus Picuí, estiveram
presentes na reunião Celeida Maria
Barros de França diretora do Centro
de Referência Regional em Saúde do Trabalhador CEREST/PB, Anna Karla Souto Maior; a coordenadora e Raimunda técnica
do CEREST/CG.
A
diretora geral do IFPB-PB, Veronica Lacerda, a diretora de ensino Graça Negreiros, os professores
Tiago Santiago o geólogo Francisco Souza do curso de mineração do
IFPB-Picuí e o técnico em mineração, Antônio de Pádua Sobrinho, onde foi discutido a implantação de ações de Saúde voltada para trabalhadores do
setor mineral e fortalecimento do
projeto garimpo bom no município de Frei Martinho e região.
Durante a reunião a Celeida Maria Barros de França diretora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador CEREST/PB, apresentou a politica nacional de
saúde do trabalhador e da trabalhadora – PNST, que tem por finalidade definir
os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados nas três
esferas de gestão do SUS – federal, estadual e municipal, para o desenvolvimento
das ações de atenção integral à Saúde do Trabalhador.
O CEREST destacou suas competências no âmbito da RENAST que é oferecer suporte técnico, de educação permanente e articular as ações de ST como: oficinas em saúde do trabalhador
para atenção primária em saúde, oficinas
em saúde do trabalhador para agente
comunitário de saúde, protocolos de complexidade diferenciada sobre pneumoconioses
(Público-Alvo Médicos do trabalho, pneumologistas, médicos de família, clínicos
gerais, Curso de
leitura radiológica (Público-Alvo
Médicos do trabalho, pneumologistas, médicos de família, clínicos gerais; oficinas sobre codificação da ficha de
notificação e investigação de Pneumoconioses.
“Parabenizo o prefeito de Frei Martinho cidade que já
sou apaixonada e tenho uma grande admiração por esta gestão municipal, o prefeito
Aido e a secretária de saúde Lucya estão de parabéns por
estas iniciativas e comprometimento com a saíude dos trabalhadores, estas ações que são pioneiras na região.”Disse Celeide Barros CEREST-Estadual
Em seguida
foi apresentando as competências Competência do
município de Frei Martinho,
que será fazer um levantamento do perfil Epidemiológico e produtivo do município, Identificar a
população exposta à poeira em decorrência da Mineração e quem são esses
trabalhadores, levantando o número
de cooperativas e sindicatos de
Mineração do município; e a capacidade
da rede do SUS instalada no município e
definir o fluxo, na ocasião o prefeito Aido, declarou total apoio e se comprometeu
atender todas as exigências.
“ Desde do inicio da minha gestão que venho tendo um olhar especial para esta categoria, participando de
todas as reuniões ligadas ao setor, identificando os problemas e buscando
soluções, quero ajudar a mudar a realidade existente, sou e continuarei sendo
parceiro nestes projetos. “Disse
A
secretaria de saúde Lucya Cavalcanty,
agradeceu o apoio e a parceria do IFPB,
CEREST/ CG e estadual ao projeto garimpo
bom, mineração responsável, este projeto
é um sonho que estou realizando. “ Desde
de 2010, que venho estou nesta luta,
juntamente com o fisioterapeuta Fernando Freitas, que atende garimpeiros portadores da silicose, doença que tem afetado
e culminando na morte de trabalhadores nesta região, e agora á frente da
secretaria de saúde de Frei Martinho, trabalhando com um prefeito que também
esta preocupado com a saúde destes trabalhadores, e abraçou a causa, juntamente
com o técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho e o geólogo Francisco
Souza, iremos trabalhar para melhorar as
condições de trabalho e a qualidade de vida desses mineradores. .”
Destacou
Em sua fala o técnico em mineração Antonio de Pádua
Sobrinho um dos idealizadores do “projeto Garimpo bom.” , falou da importância destas ações segundo ele é necessário conscientizar,
orientar estes trabalhadores quanto à
boa extração do minério, estocagem seletiva, uso correto de EPIs, convivência
pacífica com o meio ambiente.“ É preciso que
os trabalhadores tenham consciência sobre a importância uso destes equipamentos de segurança e façam usos dos mesmos, principalmente quanto
a prevenção da silicose.” Concluiu

Comentários
Postar um comentário