FREI MARTINHO-PB: UM OUTRO OLHAR SOBRE O GARIMPO


Nesta quinta-feira, 29 de agosto de 2013, o prefeito constitucional de Frei Martinho Paraiba, Aido Lira e a secretaria de saúde do município Lucya Cavalcanty, participaram de uma reunião, no instituto Federal da Paraiba-IFPB-Campus Picuí, estiveram presentes na reunião Celeida Maria Barros de França diretora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador CEREST/PB, Anna Karla Souto Maior; a coordenadora e Raimunda técnica do CEREST/CG. 


A diretora geral do IFPB-PB, Veronica Lacerda,  a diretora de ensino Graça Negreiros, os professores Tiago Santiago o   geólogo Francisco Souza do curso de mineração do IFPB-Picuí e  o técnico em mineração, Antônio de Pádua Sobrinho, onde foi discutido   a implantação de  ações  de Saúde voltada para trabalhadores do setor mineral  e fortalecimento do projeto garimpo bom no município de Frei Martinho e região.

  Durante a reunião a Celeida Maria Barros de França diretora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador CEREST/PB, apresentou a politica nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora – PNST, que tem por finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados nas três esferas de gestão do SUS – federal, estadual e municipal, para o desenvolvimento das ações de atenção integral à Saúde do Trabalhador.

O CEREST destacou suas competências  no âmbito da RENAST que é  oferecer suporte técnico, de educação permanente e articular as ações de ST  como: oficinas  em saúde do trabalhador para atenção primária em saúde, oficinas  em saúde do trabalhador para agente  comunitário de saúde, protocolos de complexidade diferenciada sobre pneumoconioses (Público-Alvo Médicos do trabalho, pneumologistas, médicos de família, clínicos gerais, Curso de leitura radiológica  (Público-Alvo Médicos do trabalho, pneumologistas, médicos de família, clínicos gerais;  oficinas sobre codificação da ficha de notificação e investigação de Pneumoconioses. 


“Parabenizo o prefeito de Frei Martinho cidade que já sou apaixonada e tenho uma grande admiração por esta gestão municipal, o  prefeito  Aido e a secretária de saúde Lucya estão de parabéns por estas iniciativas e comprometimento com a saíude dos trabalhadores, estas ações  que são pioneiras na região.”Disse Celeide Barros CEREST-Estadual 


   Em seguida foi apresentando as competências Competência do  município  de  Frei Martinho, que será  fazer um levantamento do  perfil Epidemiológico  e produtivo do município, Identificar a população exposta à poeira em decorrência da Mineração e quem são esses trabalhadores, levantando   o número de  cooperativas e sindicatos de Mineração do município; e  a capacidade da rede do SUS instalada  no município e definir o fluxo, na ocasião o prefeito Aido, declarou total apoio e se comprometeu atender todas as exigências. 


“ Desde do inicio da minha gestão que  venho tendo um olhar  especial para esta categoria, participando de todas as reuniões ligadas ao setor, identificando os problemas e buscando soluções, quero ajudar a mudar a realidade existente, sou e continuarei sendo parceiro nestes projetos. “Disse


  A secretaria de saúde  Lucya Cavalcanty, agradeceu o apoio  e a parceria do IFPB, CEREST/ CG e estadual  ao projeto garimpo bom, mineração responsável,  este projeto é um sonho que estou  realizando. “ Desde de 2010, que venho estou nesta luta,  juntamente com o fisioterapeuta Fernando Freitas,  que atende garimpeiros  portadores da silicose, doença que tem afetado e culminando na morte de trabalhadores nesta região, e agora á frente da secretaria de saúde de Frei Martinho, trabalhando com um prefeito que também esta preocupado com a saúde destes trabalhadores, e abraçou a causa, juntamente com o técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho e o geólogo Francisco Souza, iremos trabalhar para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida desses  mineradores. .” Destacou


Em sua fala o técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho um dos idealizadores do “projeto Garimpo bom.” , falou da importância destas ações segundo ele é necessário conscientizar, orientar estes trabalhadores  quanto à boa extração do minério, estocagem seletiva, uso correto de EPIs, convivência pacífica com o meio ambiente.“ É  preciso que os trabalhadores tenham consciência sobre a importância  uso   destes equipamentos de segurança  e façam usos dos mesmos, principalmente quanto a prevenção da silicose.” Concluiu













Comentários