A escritora de Barra de Santa Rosa Karina Azevedo lança “Valú a princesa cacheada” no VII Congresso Internacional de literatura infantil e juvenil em Ouro Preto – MG


Depois de lançar livros que falam de temas sensíveis como a violência contra a mulher, a escritora Karina Azevedo lança o seu primeiro livro infantil “Valú a princesa cacheada” que também aborda um tema sensível “o racismo” e está sendo um sucesso. Ela está percorrendo vários lugares. Depois de lançá-lo no CONEDU em 14 de Outubro em João Pessoa e no mesmo mês participar da FLIC (Feira Literária de Campina Grande) tem sido convidada a participar de vários momentos de contação de histórias em diversas escolas. Desta vez lançou o livro no VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil - CILIJ que aconteceu dia 07 de dezembro no Centro de convenções da UFOP em Ouro Preto – MG. O evento reuniu escritores e pesquisadores de todo o mundo para discutir sobre o ensino de literatura e a manifestação do texto literário a partir do diálogo com o meio virtual, o surgimento de novos gêneros, o perfil dos leitores, as temáticas e as materialidades do texto.

 

A escritora destaca a importância de sua participação neste evento

 

“Está lançando o meu livro infantil no meio de escritores renomados como João Anzanello Carrascoza; Aline Abreu; José Roberto Torero e Irene Abreu (escritora colombiana) é um marco na minha história literária. Um evento tão importante como este me trouxe oportunidades de conhecimento na área que estou ingressando, networking e visibilidade ao meu projeto literário.” Karina Azevedo finaliza agradecendo: “Depois de participar de um momento tão enriquecedor, quero aqui agradecer aos apoios que recebi através do Edital Arte na Bagagem do Governo do Estado da Paraíba e a Secretaria de Estado da Cultura @secultpb e também ao Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura @minc que através das políticas públicas ajudam a nossa arte, cultura e literatura chegar a lugares antes inacessíveis para nós. Também não poderia deixar de agradecer a professora Girlene Marques do IFPB que através do grupo de pesquisa @ligaeuleio tem formado pesquisadores e mediadores de leitura, ajudando profissionais a levarem a literatura a novos lugares e a publicar trabalhos nessa área tão importante. Minha gratidão a cada um que me ajudou e continua me incentivando nesta área.” Vale a pena lembrar que “Valú a princesa cacheada” é o primeiro livro infantil da escritora e conta um fato real de um episódio de racismo sofrido por sua sobrinha.

 

É um livro voltado para a educação antirracista que vale a pena conhecer. Você pode adquirir pelas redes sociais da autora (@karinaazevedo__)


 

Comentários