Durante o evento, a professora Jordânia Pereira sagrou-se a grande campeã da 3ª edição do Concurso de Prática Inovadoras – Prêmio Inova Professor, com o Projeto GRAVAÇÃO DE AUDIODESCRIÇÃO PARA VÍDEOS DE ANIMAÇÃO MOTIVACIONAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.
A secretária de Educação, Guia Lucena, recebeu com muito entusiasmo o resultado da premiação: “Recebi com muita alegria e orgulho de nossos professores. Parabéns a todos os professores e, neste momento, em especial à Jordânia Pereira. Quando vemos os esforços sendo reconhecidos, só temos que parabenizar, agradecer e incentivar para que todos os nossos professores sigam fazendo um excelente trabalho com os nossos estudantes”, disse a secretária.
O projeto teve início em agosto de 2022 na EMEF Tertuliano Pereira de Araújo, escola rural da comunidade Pedreiras, localizada no município de Picuí (PB). Surgiu da inquietação de alunos e professores que ao utilizar a sala de mídia, percebiam que alguns materiais apresentados através de mídias não eram acessíveis ao aluno Eduardo Azevedo, deficiente visual da turma do 7º ano. Slides, imagens e animações motivacionais retiradas do Youtube, mas que não apresentam informação sonora impossibilitava a compreensão do discente. Dessa inquietação nasceu a curiosidade em se pesquisar sobre materiais midiáticos com audiodescrição, como realizar a audiodescrição de eventos, palestras e como gravar audiodescrição para pequenos curtas-metragens de animação. Primeiro discutiu-se em sala de aula sobre inclusão, como também sobre a dificuldade de pessoas com deficiência visual, idosos e disléxicos em compreender alguns materiais, eventos, programas de TV, etc. Depois foram escolhidas algumas animações como modelos e outras para edição: “Audiodescrição do curta-metragem de animação- A Ponte”, “Vídeo motivacional – a união faz a força!”, “Dia Mundial da Gentileza 2022” e “O Poder do Amor 2022 – Uma história de amor ao próximo”.
Os alunos envolvidos no projeto durante o ano de 2022, eram do 9º ano – por terem mais habilidade para escrever e para editar os materiais utilizando aplicativos de celular. Eles preparavam o texto para descrição das imagens e cenas orientados pela professora, gravavam os áudios e editavam os vídeos para inserção nos curtas-metragens através de aplicativos de gravação de voz e edição de vídeos em celular (Capcut). Depois de pronto o material é apresentado aos educandos.
Em 2023, seis alunos da própria turma de Eduardo, 8º ano, entraram para o projeto, substituindo os anteriores que concluíram o Ensino Fundamental. Eles têm como tarefa continuar pesquisando e gravando audiodescrição para pequenos filmes e animações que futuramente poderão ser divulgados em uma plataforma de vídeos online. A realização deste trabalho de mediação linguística, no qual o visual é transformado em verbal, permitindo a pessoa com deficiência visual, idosos ou disléxicos, maior acesso à cultura e a informação e, consequentemente, mais possibilidades de inclusão escolar e social oportuniza a toda comunidade escolar uma reflexão sobre a importância da busca por ferramentas, tecnologias ou metodologias que permitam a inclusão de alunos com deficiência não somente na escola, mas em toda a sociedade.
Por Asscom/PMPicuí
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