Professores da Rede Estadual de Ensino embarcam para a Espanha para concluir especialização do Conexão Mundo


 Dezoito professores da Rede Estadual de Ensino estão embarcando, ainda este mês, para uma imersão de quatro semanas na Universidad de Mondragon, na Espanha, como culminância, da Especialização em Educação Cooperativa, promovida pelo projeto Conexão Mundo, da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). 


Os professores que estão participando da especialização foram selecionados por meio de projetos educacionais, que foram analisados por uma comissão julgadora do projeto Conexão Mundo. Os 18 melhores projetos foram selecionados para serem aperfeiçoados e implementados durante a especialização. O curso se divide em três partes: a primeira aconteceu de forma remota, com a formação de professores da Universidad de Mondragon; Na segunda fase, os professores se encontraram pessoalmente em um Seminário para um momento de tutorial e desenho inicial dos projetos; por fim, nesta última etapa, os professores viajarão à Espanha para aperfeiçoar os projetos e, posteriormente, implementarem em suas escolas.


A professora de Biologia, Patrícia Ribeiro, da Escola Cidadã Integral Técnica Mestre Sivuca, em João Pessoa, foi uma das selecionadas para a especialização. Ela comentou sobre a importância de discutir temáticas voltadas à Educação Cooperativa.


“Hoje em dia, nós temos que repensar a forma como, nós professores, atuamos nas escolas. As gerações atuais precisam de necessidades diferentes do que anteriormente, então é preciso repensarmos o que tem sido feito nas nossas escolas. Será que estamos conseguindo atender a essas necessidades para a sociedade atual e para as gerações futuras? Aí entra a Educação Cooperativa, que traz uma outra abordagem sobre Educação e trabalho coletivo”, explicou.


A professora também comentou sobre a expectativa para a imersão na Universidad de Mondragon. “Nessa imersão, nós conseguiremos ver de fato a sociedade implementando estes princípios da Educação Cooperativa. Quando vivenciamos isso, fica mais fácil de trazer para nossa realidade e para realidade dos nossos estudantes. Além disso, também levaremos aspectos culturais para dentro de sala, que é muito importante para o ensino e aprendizagem dos alunos”, concluiu.

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