Jovem Senador da Paraíba, estudante Gabriel Ferreira conta experiência e fala sobre aprovação de projeto voltado à cultura


 Na última semana, em uma representação de destaque, o estudante Gabriel Ferreira de Matos, aluno da ECIT Monsenhor Vicente Freitas, em Pombal, representou a Paraíba no Congresso Nacional através do programa Jovem Senador. Durante cinco dias intensos, Gabriel teve a oportunidade de mergulhar na vivência prática do processo legislativo brasileiro e participar da elaboração e aprovação de matérias em benefício da população. A experiência do estudante durou de 21 a 25 de agosto.
Em seu primeiro dia, o estudante  testemunhou a eleição da presidência da Mesa do Senado Jovem e integrou a comissão Sobral Pinto, voltada para Cidadania e Cultura. Sob sua vice-presidência, a comissão teve debates produtivos para moldar sugestões legislativas. No segundo dia, o Salão Negro do Congresso Nacional foi palco da exposição comemorativa de 10 anos do Programa Jovem Senador, evidenciando a evolução do concurso e as redações premiadas.

Já no terceiro dia, as atenções se voltaram à Comissão de Direitos Humanos (CDH) onde foram debatidos os desafios da "Saúde mental nas escolas públicas". Gabriel e sua comissão, posteriormente, assumiram a tarefa de elaborar um parecer sobre o projeto de Lei da Comissão Nísia Floresta (meio-ambiente e saúde). Um passeio cívico pela Esplanada dos Ministérios, incluindo visitas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Palácio do Planalto, também fizeram parte da agenda no quarto dia. 

A culminância da vivência do jovem senador paraibano se deu no quinto e último dia, no plenário do Senado Federal, onde o projeto de Lei proposto por sua comissão concentrou-se na valorização da cultura brasileira, conquistando a aprovação do Projeto de Lei do Senado Jovem 2/2023, da Comissão Sobral Pinto, que institui abril como o Mês Nacional de Valorização da Cultura Brasileira. A sessão no plenário foi o último evento da série que se iniciou com a aplicação de concurso de redação em escolas do ensino médio e culminou com os 27 jovens vencedores, representantes dos entes federativos, passando uma semana em Brasília.

“O projeto de Lei proposto por nossa comissão foi a instituição do mês de abril como Mês Nacional de Valorização da Cultura Brasileira, dando maior visibilidade aos povos tradicionais, a costumes, tradições e a manifestações artísticas, como o cinema e teatro nacional”, explicou o jovem senador.

Ao refletir sobre sua jornada, Gabriel destacou a honra de representar a Paraíba, um estado rico em mentes inovadoras e de forte tradição na defesa de causas sociais. Ele agradece à professora de Língua Portuguesa Socorro Fragoso, que orientou a confecção de sua redação, e à professora de Geografia Lucineide Nóbrega, que o acompanhou durante a experiência. Ainda em suas palavras, o programa é "uma das melhores experiências" da sua vida. Gabriel também aproveita sua história para incentivar outros jovens da educação pública a participarem do programa, enfatizando a importância do trabalho em equipe e do compromisso com a representatividade. 

“Foi, sem dúvidas, uma das melhores experiências da minha vida e que mudou totalmente a forma como eu enxergava o processo legislativo e a política no Brasil. É uma oportunidade única que aconselho a você, jovem da educação pública, a participar. São feitos trabalhos dignos durante essa semana e que, caso você vá, você não se arrependerá de ir. Apesar disso, saiba que você deve ir disposto a debater e trabalhar em equipe, pois você está carregando a responsabilidade de dar visibilidade e representar cada paraibano e brasileiro em uma das maiores casas legislativas dessa nação”, conta o estudante.

A professora Lucineide Nóbrega, que acompanhou Gabriel em sua jornada no legislativo, conta que como professora orientadora do Jovem Senador da Paraíba 2023, vê a oportunidade como um espaço de protagonismo e de preparo para os desafios do século XXI, haja vista, o desempenho do jovem que sabiamente representou a Paraíba em suas falas e no exercer da vice-presidência da Comissão de Direitos Humanos.

“A experiência foi muito oportuna, pois o nosso jovem mostrou-se preparado e desafiado a representar os anseios da juventude paraibana. Ele serviu de exemplo e motivação para outros jovens que sonham com oportunidades, a exemplo desse evento que o Senado, representativo e democrático, proporciona todos os anos. Nessa ocasião, milhares de jovens de escolas públicas têm a chance de argumentar sobre um assunto relevante para a cidadania dos brasileiros e intervir sobre ele. Para minha alegria, fui a professora que representou todos os professores orientadores desta edição devido ao meu longo tempo de dedicação ao magistério. Para mim, isso reforçou minha crença no poder da educação como agente transformador do mundo”, afirma a professora.

Jovem Senador - Criado em 2010, o programa ocorre anualmente, com exceção dos anos 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19. Destinado a estudantes de até 19 anos do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil, incluindo o Distrito Federal, essa iniciativa do Senado incentiva a reflexão dos jovens sobre política, democracia, cidadania e os mecanismos do Poder Legislativo federal. Anualmente, um tema de redação centrado em civismo ou questões sociais é proposto. As escolas são incentivadas a realizar um concurso de redação com esse tema e enviar o melhor trabalho para a Secretaria de Educação de seu estado. A secretaria seleciona as três melhores redações para representar o estado na etapa nacional.
Ascom SEE-PB

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