Estudantes de escolas estaduais são premiados com ouro, prata e menção honrosa na Olimpíada Campinense de Matemática


 Em recente participação na Olimpíada Campinense de Matemática (OCM), realizada na Unidade Acadêmica de Matemática e promovida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), estudantes de escolas estaduais da Paraíba foram reconhecidos por suas habilidades na disciplina conquistando medalhas de ouro, prata e menção honrosa em meio a participantes das redes particular, municipais e estaduais de diversas cidades paraibanas. A cerimônia de premiação dos ganhadores está marcada para acontecer no dia 24 de novembro de 2023, às 14h, no Auditório do Centro de Eventos Rosa Tânia da UFCG, campus de Campina Grande.


Os alunos premiados no Nível III (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio) incluem José Eudes Honório de Queiroga Filho, da EEEFM Arruda Câmara, de Pombal, que conquistou a medalha de ouro. No mesmo nível, José Theves Gomes Guedes da Escola Técnica Estadual Célia Siqueira, de São José do Egito, foi agraciado com a medalha de prata. Além deles, Grazielly Silvestre Reinaldo, também da EEEFM Arruda Câmara, em Pombal, recebeu menção honrosa.


Integrante da 13ª Gerência Regional de Ensino, a EEEFM Arruda Câmara tem uma tradição de excelência em competições do gênero. Segundo o professor de matemática da instituição, Mailson Matos Pereira, a escola é uma das mais premiadas do país, contando com cerca de 80 premiações nos últimos quatro anos. Mailson, que trabalha com projetos voltados a olimpíadas há oito anos, revelou sua satisfação com os resultados alcançados, especialmente por ser a primeira vez que a escola participa da OCM. “Foram premiados com medalhas e menções alunos de todas as regiões e nossos estudantes, mesmo concorrendo com escolas particulares de alto padrão, se sobressaíram”, diz.


Entre os alunos da EEEFM Arruda Câmara, Eudes se destaca por sua trajetória nas olimpíadas. "A experiência na OCM foi muito boa. Achei as questões complicadas, mas muito interessantes. Eu até esperava alguma menção ou um bronze, mas não imaginava o ouro. Foi uma boa surpresa receber a notícia", conta o jovem que já recebeu menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e conquistou a prata em uma das edições da Olimpíada Brasileira de Matemática.


Os resultados alcançados pelos estudantes paraibanos reforçam a dedicação e comprometimento tanto dos alunos quanto dos educadores, ressaltando a qualidade do ensino oferecido no estado da Paraíba.


Olimpíada Campinense de Matemática - A OCM, que celebrou sua 35ª edição em 2023, foi criada em 1983 e busca estimular o estudo da matemática, identificar talentos na área e incentivar a participação de estudantes em olimpíadas de caráter nacional e internacional. A competição foi interrompida em 2020 devido à pandemia de COVID-19, mas retomou suas atividades em 2022. Neste ano, a prova, dividida em três níveis de acordo com as séries escolares (Nível I: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Nível II: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Nível III: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), consistiu de 7 questões de múltipla escolha e 4 questões dissertativas.


Ascom SEE-PB

Comentários