Estudantes de ECIT em Santa Luiza criam Podcast sobre o papel do Ensino Médio na formação do cidadão


 Estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT), Padre Jerônimo Lauwen, da cidade de Santa Luzia, no Sertão paraibano, desenvolveram um Podcast intitulado ‘ECITcast’ para debater sobre o projeto de vida e a também questões que envolve toda a comunidade escolar. O projeto está na segunda temporada e conta com cinco episódios publicados nas principais plataformas digitais.

A primeira temporada do projeto foi de forma experimental chamado de ECITcast Entrevistas, publicado em junho de 2022. Na segunda temporada intitulada ‘Sonhos’ já conta com cinco episódios, que trazem discussões sobre o papel do ensino médio, competências socioemocionais, empreendedorismo e sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como porta de entrada para a vida acadêmica.

A produção do projeto envolve 20 estudantes do curso de informática. Eles sugerem os temas e os entrevistados, participam da gravação de um episódio piloto e montam o roteiro. O programa é apresentado pelos alunos José Sales Neto, Larissa Nóbrega e Mariana Medeiros.

Além dos profissionais da educação da ECIT Padre Jerônimo Lauwen, também são convidados psicólogos, professores e estudantes de outras instituições de ensino para participarem dos programas.

“Tem sido muito satisfatório explorar o potencial educativo dos estudantes por meio das mídias digitais. Em pouco tempo da temporada já vimos uma significativa audiência e a empolgação dos alunos que passam de espectadores para produtores de conteúdos para essas plataformas. Esses conteúdos são edificantes não apenas para os estudantes, mas também para os que buscam inspiração e refazer seu projeto de vida”, frisou o professor e coordenador do projeto ECITcast, José Aderivaldo.

A terceira temporada do ECITcast, já está sendo programada pelo professor e os alunos, dessa vez será no formato de vídeocast. Os episódios estão disponíveis nas plataformas digitais Spotify, Google Podcast, Feed e com uma versão adaptada para o YouTube.


Ascom SEE-PB

Comentários