Estudantes da Paraíba participam da Olimpíada Nacional de Ciências 2023 e são classificados para a segunda fase


 Alunos da rede pública estadual de diversos municípios da Paraíba participaram e foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências. A competição, que envolve estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º, 7º 8º e 9º ano), do Ensino Médio Regular, Técnico Integrado ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada a única olimpíada interdisciplinar do Brasil por unir diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, Biologia, Química, Física, Astronomia e História. Os estudantes podem consultar os resultados da etapa no endereço: classificados.onciencias.org/classificados/para-2-fase-onc-2023.


A ONC é composta por duas etapas, ambas acontecendo no formato on-line. A primeira fase foi realizada nos dias 17, 18 e 19 de agosto e teve o resultado anunciado nessa quinta-feira (31). Já a segunda fase acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro, também de forma on-line. A competição certificará estudantes, professores e escolas e os concorrentes mais bem classificados receberão medalhas, entre ouro, prata e bronze. A solenidade de premiação acontece em Brasília com data ainda a definir.


A gerente da 8ª Gerência Regional de Ensino, Nayara Karla, conta que entre as metas das escolas está a de incentivar os alunos a participarem de eventos e competições como essas que proporcionam aos estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, desafios, ideias, técnicas e conhecimentos. A Escola Cidadã Integral (ECI) Olívia Saraiva Maia, localizada em São José do Brejo do Cruz e integrante da regional, teve um dos estudantes classificados para a segunda fase da competição. 


“Nós, da escola, nos sentimos honrados ao anunciar a classificação do aluno Calebe Cavalcante Saraiva na Olimpíada Nacional de Ciências. Com essa conquista a escola reafirma o compromisso com o bom desempenho de nossos alunos. Que venha a segunda fase”, anunciou, em nota, a gestão da escola que tem no comando a professora Ana Iris.


Calebe Cavalcante, aluno classificado para a segunda etapa, diz que não esperava pelo resultado. “Participar da ONC foi uma grata surpresa. A sensação de ser classificado para a segunda fase é indescritível. Representar minha escola e a Paraíba nessa competição é uma grande honra. Todo o esforço e dedicação valeram a pena. Estou extremamente grato por todo o apoio que recebi dos meus professores, colegas e da minha família. Agora, o foco é se preparar para a próxima fase e dar o meu melhor. Afinal, essa olimpíada não é apenas sobre vencer, mas também sobre aprender e crescer”, salienta.


Criada em 2016, a ONC é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e conta com patrocínio da Petrobras. Ela integra o ecossistema de olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais entre estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio que ocorrem anualmente. Atualmente, a ONC é a única olimpíada interdisciplinar do Brasil. Para participar, os alunos devem ser cadastrados, gratuitamente, por representantes das escolas credenciados na ONC por meio do endereço eletrônico: www.onciencias.org.


Incentivo à Participação Feminina - Para esta edição, buscando estimular a participação feminina, a competição ainda premiará com cinco troféus as alunas mais bem classificadas, sendo selecionada uma menina de cada uma das regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), bem como um troféu ao estudante de escola pública mais bem classificado.


Asom SEE-PB

Comentários