Alunos da ECI José Guedes Cavalcante, em Cabedelo, são premiados em novas etapas da Olimpíada Brasileira de Robótica




 Na última quinta-feira (31), os alunos do Clube de Robótica da escola ECI José Guedes Cavalcante, localizada em Cabedelo, foram agraciados com o prêmio “Design - nível 2” na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e obtiveram o terceiro lugar na etapa regional da competição. As etapas da OBR ocorreram na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho, e contaram com a presença de estudantes, professores e pessoas ligadas ao campo da robótica. A equipe Olimpo, como foi nomeada, é formada pelos alunos do ensino médio Luan Carlos Laurentino, responsável pela programação, Clenildo Monteiro, pela montagem, além de William Bispo e Matheus Gabriel.


A OBR é uma realização da Sociedade Brasileira de Robótica e, neste ano, teve a promoção conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa. A edição de 2023 contou com a participação de 239 equipes originárias da rede pública municipal e estadual, bem como da rede privada do estado da Paraíba. Durante a competição, foi proposto aos participantes o desafio de montar e programar um robô capaz de atuar de forma autônoma. Nesse contexto, esses robôs desempenharam o papel de "bombeiros" no desafio de Resgate. Em uma arena que recriava um cenário de desastre, tiveram que superar diversos obstáculos, entre eles uma rampa com até 20° de inclinação. O objetivo final era identificar e salvar uma "vítima". A avaliação das performances ficou a cargo dos estudantes dos cursos de tecnologia da Universidade Federal da Paraíba.


“A Olimpo, para mim, tem muito significado, pois é um grupo de amigos que se formou por acidente. Nos dedicamos à robótica, uma área que transformou nossas vidas. Alcançar uma posição que a escola nunca tinha atingido foi extremamente gratificante. Agora somos exemplos de dedicação. A Olimpo não representa apenas quatro alunos, mas sim um clube da escola formado pelo professor Raoni desde 2017 e que permanece até hoje”, declara o aluno capitão da equipe vencedora, Luan Carlos.


Realizada desde 2007, a OBR é reconhecida como o maior evento de robótica da América Latina. Além de sua magnitude nacional, ela possui relevância internacional ao classificar equipes para a RoboCup, considerada o principal evento de robótica globalmente. A iniciativa conta com o respaldo de importantes entidades como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).


A vitória da equipe, assim como os avanços recentes na área de robótica no estado, são frutos de expressivos investimentos realizados pelo Governo da Paraíba através da Secretaria de Estado da Educação. Só em maio, mais de R$ 170 milhões foram investidos, beneficiando todas as gerências regionais. Entre os investimentos, destaca-se a aquisição de 1.060 kits de robótica, demonstrando o comprometimento do estado com inovação e educação de alta qualidade. A SEE-PB ainda promoveu uma formação especializada em robótica para cerca de 400 professores de diversas regiões do estado.


“Foi uma grande alegria ver meus alunos serem premiados na OBR e também conquistarem o terceiro lugar na etapa regional, competindo com escolas de todo o estado. O resultado veio após muitos dias de preparação. Começamos a nos organizar para a OBR em maio, montando as equipes e fazendo as inscrições. Esse projeto na escola existe desde 2017, nós chamamos de Clube de Robótica. Temos vários alunos que descobriram o seu projeto de vida através dele e já temos alguns ex-alunos em cursos como Engenharia Mecânica, Elétrica, Ciências da Computação, entre outros. Em 2019, fomos campeões nacionais do Torneio Juvenil De Robótica, em São Paulo. Nossa primeira OBR foi em 2018 e dessa vez tivemos a honra de ter a primeira medalha conquistada para a nossa escola”, comemorou o professor de robótica da escola, Raoni Brasileiro.


Ascom SEE-PB 

Comentários