"Retalhos de um sonho”: eletiva transforma aprendizado em solidariedade e vai produzir roupas para idosos e adolescentes de lares comunitários, em Cajazeiras


 “Os sábios reconhecem que o único modo de ajudar a si mesmo é ajudando os outros”. A frase é do filósofo norte-americano Elbert Hubbard, mas está incentivando alunos do 1º e 2º anos da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Nicéa Claudino Pinheiro, localizada na cidade de Cajazeiras, a transformarem a vida de idosos e adolescentes de lares comunitários. Através da disciplina eletiva  "Retalhos de um sonho: Costurando ideias", conduzida pela professora da base técnica, Amanda Isis, os estudantes estão colocando em prática não apenas o curso técnico de Vestuário ofertado pela escola, como também a solidariedade para com o próximo.


Segundo a professora Amanda, a eletiva visa uma intervenção comunitária em lares de idosos e no Centro de Atenção a Crianças e Adolescentes (CCA) da cidade. O projeto procura compreender as necessidades desses centros, sobretudo no que tange às vestimentas e produtos de higiene, tendo como missão principal trabalhar a prática dos alunos de Vestuário, visando desenvolver habilidades profissionais e protagonismo. “A ideia é unir o útil ao agradável: enquanto os estudantes aperfeiçoam suas capacidades de costura, confeccionam roupas para doações a pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica a Amanda.


As peças produzidas pelos alunos vão incluir calcinhas, cuecas, vestidos e camisas infantis destinadas a crianças que residem em abrigos ou orfanatos. Além disso, considerando que muitos idosos em lares ou abrigos possuem recursos escassos e frequentemente usam camisolas e pijamas, a eletiva também se propõe a produzir esses itens para doação, trazendo conforto à terceira idade. 


A professora Amanda adianta ainda que pretende fazer da eletiva um projeto que vá perdurar pelos próximos anos: “Essas pessoas precisam muito de nossa atenção, do nosso cuidado. É muito bonito ver como eles se alegram com a nossa presença e com nossa ajuda. O propósito da eletiva é contribuir para um cenário mais positivo e solidário em todos esses lares. A ideia é que o projeto não fique só nesse ano. Os alunos já abraçaram a ideia e afirmaram que não querem parar, mas sim colocar o projeto para frente", conta.


Ingrid Mayana, de 16 anos, é aluna do 2º ano e ressalta que está muito animada com a possibilidade de ajudar pessoas. “Eu fiquei interessada desde que Amanda explicou o que é a eletiva dela e eu espero que possamos fazer roupas para todas as pessoas que queremos ajudar. Eu quero muito ajudar essas pessoas, deixar elas mais felizes. Na aula passada fomos visitar um dos lares de idosos para tirar as medidas deles e só de estar ali, esquentou o nosso coração, porque é um momento muito alegre, de emocionar. Eles nos contaram suas histórias e muitos alunos como eu se emocionaram. É uma iniciativa muito bonita da professora e eu fico muito feliz de saber que eu vou contribuir, que eu vou poder ajudar”, explica.


A gestora da escola, Lidiane Nascimento, acrescenta que a ECIT Nicéa Claudino Pinheiro sempre busca integrar a comunidade em seus projetos pedagógicos. Outro exemplo de eletiva existente na unidade é o "English For Kids", sob coordenação do professor Romário Cavalcante. Neste projeto, os estudantes recebem preparação em tópicos de Língua Inglesa e posteriormente realizam intervenções em escolas públicas de Ensino Fundamental I, ensinando o conteúdo às crianças. A prática evidencia o método "aprender ensinando", fortalecendo a conexão entre os estudantes e a comunidade ao redor.


“As eletivas são disciplinas complementares que os alunos podem escolher conforme se identificam, são disciplinas interdisciplinares que conseguem aproximar os estudantes ao seu projeto de vida. Na nossa escola, as eletivas buscam contribuir para a aprendizagem, bem como, aproximar os estudantes da comunidade por meio de ações voluntárias. As eletivas aproximam o estudante do seu projeto de vida porque possibilita a escolha entre diferentes áreas, tais quais: tecnologia, saúde, meio ambiente, artística, entre outras, com isso, o aluno escolhe conforme a área que este almeja para o seu projeto de vida”, explica a gestora.


Ascom SEE-PB

Comentários