Estudantes da PB que participam do Ouse Criar participam de formação e apresentam projetos durante a Expotec 2023


 Os estudantes da Rede Estadual de Ensino da Fase 3 do Programa Ouse Criar estão participando da Expotec 2023, a maior feira de tecnologia do Nordeste, que acontece até este sábado (11), em João Pessoa. Na oportunidade, os estudantes estão apresentando os   projetos desenvolvidos nas fases anteriores para feedback da equipe técnica, e participando de formações com mentores e especialistas.


Ao longo de três fases, mais de 200 estudantes que participam do Ouse Criar desenvolveram um projeto de inovação e empreendedorismo que será incubado como startup no Parque Tecnológico Horizontes da Inovação. Além disso, o Governo do Estado da Paraíba, por meio do programa Ouse Criar, disponibilizou mais de R$ 600 mil em recursos e prêmios para as equipes.


Remo Peixoto, coordenador do Ouse Criar, detalhou a participação dos estudantes da Expotec 2023. “O Ouse Criar está sendo renovado e estamos voltando com tudo. Hoje estamos com sete times que estão na Fase 3. Eles estão voltando aqui na Expotec para expor o que fizeram nas fases anteriores e, a partir de agora, seguem para a incubação no Parque Tecnológico. Aqui na Expotec, eles tanto vão expor o que produziram como vão participar de formações com especialistas e mentores”, explicou Remo.


Uma das equipes de estudantes que está presente na Expotec é o time Fridas, composto por alunas da ECIT Mestre Júlio Sarmento, em Sousa. As estudantes desenvolveram uma startup que tem por objetivo auxiliar mulheres empreendedoras com consultorias e apoio técnico. Byanca Ravena, uma das alunas participantes, detalhou o projeto e lembrou da importância do Ouse Criar para o futuro dos estudantes participantes.


“Nós vimos que em nossa comunidade tinha muitas meninas que queriam uma oportunidade de emprego, uma oportunidade para empreender, mas faltava aquele ‘empurrãozinho’, por isso nós criamos esse projeto, pensando nos objetivos de Igualdade de Gênero e de Emprego Digno. O Ouse Criar tá me ajudando bastante porque trabalha com Empreendedorismo e Educação Financeira, que se alinha com meu Projeto de Vida”, comentou a estudante.


Carolina Candeia é uma das mentoras bolsistas do programa e expert em projetos de inovação. Ela explicou como os projetos desenvolvidos pelos estudantes já começaram a dar frutos. “Acompanhamos o Ouse Criar desde o ano passado e vimos projetos sensacionais sendo desenvolvidos aqui. São projetos que vão desde a área da saúde até projetos que criam plástico biodegradável, ou tijolos feitos a partir de espigas de milho. No ano passado tivemos projetos desenvolvidos na cidade de Cajazeiras que estão sendo usados como suporte em universidades americanas, por exemplo”, concluiu a especialista.


Ascom SEE-PB 

Comentários