Escola Cidadã Integral da PB inclui projeto sobre a África e sua relação com o Brasil nas atividades escolares


 Para trabalhar a leitura, interpretação, operações básicas de matemática e a cultura, a ECI Jairo Aires Caluête do município de Parari, no Cariri paraibano, colocou em prática um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) com temática sobre a África e sua relação com o Brasil. Nas atividades são utilizados jogos e literatura que remetem à cultura africana.

O tema central do projeto é ‘Identidade, cores, formas, palavras, história e sabores - um continente pelo mundo: pesquisa, leitura, interpretação a partir de uma perspectiva crítica da cultura afro com ênfase no Cariri paraibano’.

O PIP foi uma forma encontrada pelos docentes de tentar sanar algumas dificuldades de aprendizagem dos alunos na parte da leitura, na interpretação dos textos e também nas operações básicas de matemática.

As atividades do projeto são durante todo o ano letivo para os estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio, além dos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Na área de linguagem foram produzidas duas revistas com título ‘Literarte - Leitura na Escola’, uma delas pelos estudantes do ensino médio, a partir do livro Tordo do Arado de Itamar Vieira Júnior. Os discentes trouxeram a recriação e significado da capa do livro, quadrinhos, resenhas, simulação de entrevista com o autor do livro e outras produções livres.

Com os estudantes do ensino fundamental foram introduzidos os livros Minha mãe é negra sim!, A cor da ternura, e Um sonho feito de linhas. A partir das interpretações das leituras os alunos fizeram produções artísticas e mapas mentais. Já na área de exatas está sendo trabalhando as operações básicas com uma sequência didática, por meio da utilização de jogos matemáticos de origem africana.

Entre as atividades do PIP, também foi realizada, no dia 18 de agosto, a I Feira das Nações Africanas, por meio da área de Ciências Humanas. Com apresentações e oficina de Capoeira, salas temáticas, apresentações culturais, degustação de comidas típicas africanas, rodas de conversa, sessões de cinema, produção de podcast e artesanato.

Na Feira, o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do campus da cidade de Sumé, Wallacy Ferreira, ministrou uma palestra sobre as religiões africanas. Também participaram representantes do movimento quilombola e da religião do candomblé.

Para a gestora da ECI Jairo Aires Caluête, Maria Seleste Holanda, o aprendizado adquirido pelos estudantes no desenvolvimento do projeto será para toda a vida. “Estamos construindo um pensamento com tolerância com as religiões, o racismo, os costumes africanos, que muitas pessoas têm preconceito. Os alunos pesquisaram e perguntaram aos representantes das religiões sobre suas curiosidades. Deixamos tudo aberto para toda comunidade participar dessa conscientização”, explicou.

Escola de Valor

Com o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) com temática sobre a África e sua relação com o Brasil, a gestão da ECI Jairo Aires Caluête, que faz parte da 5ª Gerência Regional de Ensino (GRE), visa o prêmio Escola de Valor.

Projeto de iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), que consiste no fomento, seleção, valorização e premiação de práticas pedagógicas exitosas, resultantes de ações integradas e executadas por profissionais de educação de escolas públicas estaduais, que estejam obtendo sucesso no enfrentamento dos desafios no processo de ensino e de aprendizagem.

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