Em Guarabira, disciplina eletiva em escola estadual trabalha a literatura de cordel, cultura afro-brasileira e o preconceito
Observando
a dificuldade dos estudantes no processo de construção textual, a professora de
Língua Portuguesa, Elimary Rodrigues, da EEEM Zenóbio Toscano, localizada no
município de Guarabira, propôs uma disciplina eletiva para ser trabalhada a
literatura de cordel. O tema principal dos cordéis tratava sobre a valorização
das pessoas negras e o preconceito.
Ao todo 19 estudantes da 2ª série do Ensino
Médio participaram da eletiva durante todo o primeiro semestre deste ano. Dentro
da proposta estava a produção de cordéis sobre diversas personalidades negras
que contribuíram para a cultura, o esporte, a arte, a literatura brasileira, a
dança e a culinária. Além de trabalhar a conscientização sobre o preconceito
com pessoas negras, ainda muito evidente nos dias atuais.
Para que os estudantes se interessassem pelo
tema e pela escrita do cordel, a professora trouxe para a sala de aula
materiais como vídeos, músicas e pesquisas na internet. Foi criado um grupo de
estudos e promoveu ainda, palestras com artistas da área do cordel e oficinas
para que os estudantes aprendessem como desenvolver, estruturar e trabalhar com
os elementos que compõem o cordel como: rima, métrica, ritmo, verso, estrofe e
ilustrações com xilogravuras.
De acordo com a professora idealizadora,
Elimary Rodrigues, o objetivo era mostrar trabalhos que relatassem a cultura
afro-brasileira.
“A ideia foi uma sugestão de um professor e
fui pesquisar junto com os alunos sobre o tema, mas não queria me ater apenas
ao período de escravidão, mas da riqueza da cultura negra, da culinária, pois
herdamos muitas receitas. Cada aluno pesquisou sobre o que mais se
identificava, no esporte, na dança e na música, entre outros. E também falamos
sobre o preconceito que as pessoas negras ainda passam”, detalhou.
A docente relatou ainda que foi gratificante
ver a evolução dos estudantes na construção do cordel. “No início foi bem
complicado para os alunos aprenderem sobre a construção do cordel. Foi um
trabalho desafiador para mim e para todos os alunos, principalmente os que
estudam à noite, pois chegavam cansados do trabalho. Mas foi muito gratificante
ver o esforço de todos e ficaram muito felizes de verem os cordéis impressos”,
disse.
A culminância da eletiva foi durante a festa
junina da escola, no dia 14 de julho, quando também iniciou o segundo semestre
do ano letivo.
Os 12 cordéis produzidos foram: O Negro entre
os Livros e o Palco, Riquezas da Cultura Negra, O Negro e Arte da Palavra -
Literatura, Misto da Cultura Negra, Dança Afro-brasileiras, Preconceito uma
Violência Cultural, Contribuição Negra no Mundo das Artes, A Dança uma Herança
Negra, O Negro e o Esporte, A Culinária Afro- brasileira, Cantores Negros e
Personalidades Negras que Mudaram sua História.
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