Em Guarabira, disciplina eletiva em escola estadual trabalha a literatura de cordel, cultura afro-brasileira e o preconceito

 

Observando a dificuldade dos estudantes no processo de construção textual, a professora de Língua Portuguesa, Elimary Rodrigues, da EEEM Zenóbio Toscano, localizada no município de Guarabira, propôs uma disciplina eletiva para ser trabalhada a literatura de cordel. O tema principal dos cordéis tratava sobre a valorização das pessoas negras e o preconceito.

Ao todo 19 estudantes da 2ª série do Ensino Médio participaram da eletiva durante todo o primeiro semestre deste ano. Dentro da proposta estava a produção de cordéis sobre diversas personalidades negras que contribuíram para a cultura, o esporte, a arte, a literatura brasileira, a dança e a culinária. Além de trabalhar a conscientização sobre o preconceito com pessoas negras, ainda muito evidente nos dias atuais.

Para que os estudantes se interessassem pelo tema e pela escrita do cordel, a professora trouxe para a sala de aula materiais como vídeos, músicas e pesquisas na internet. Foi criado um grupo de estudos e promoveu ainda, palestras com artistas da área do cordel e oficinas para que os estudantes aprendessem como desenvolver, estruturar e trabalhar com os elementos que compõem o cordel como: rima, métrica, ritmo, verso, estrofe e ilustrações com xilogravuras.

De acordo com a professora idealizadora, Elimary Rodrigues, o objetivo era mostrar trabalhos que relatassem a cultura afro-brasileira.

“A ideia foi uma sugestão de um professor e fui pesquisar junto com os alunos sobre o tema, mas não queria me ater apenas ao período de escravidão, mas da riqueza da cultura negra, da culinária, pois herdamos muitas receitas. Cada aluno pesquisou sobre o que mais se identificava, no esporte, na dança e na música, entre outros. E também falamos sobre o preconceito que as pessoas negras ainda passam”, detalhou.

A docente relatou ainda que foi gratificante ver a evolução dos estudantes na construção do cordel. “No início foi bem complicado para os alunos aprenderem sobre a construção do cordel. Foi um trabalho desafiador para mim e para todos os alunos, principalmente os que estudam à noite, pois chegavam cansados do trabalho. Mas foi muito gratificante ver o esforço de todos e ficaram muito felizes de verem os cordéis impressos”, disse.

A culminância da eletiva foi durante a festa junina da escola, no dia 14 de julho, quando também iniciou o segundo semestre do ano letivo.

Os 12 cordéis produzidos foram: O Negro entre os Livros e o Palco, Riquezas da Cultura Negra, O Negro e Arte da Palavra - Literatura, Misto da Cultura Negra, Dança Afro-brasileiras, Preconceito uma Violência Cultural, Contribuição Negra no Mundo das Artes, A Dança uma Herança Negra, O Negro e o Esporte, A Culinária Afro- brasileira, Cantores Negros e Personalidades Negras que Mudaram sua História.

 Ascom SEE-PB 


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