Cases de sucesso: Estudantes da PB participantes do Se Liga No Enem transformam vidas e impulsionam sonhos através do programa


A  Preparação. Essa  é uma das palavras mais queridas pelos estudantes que estão pretendendo buscar uma vaga no ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Buscando fazer valer essa capacitação, o programa Se Liga No Enem, iniciativa do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), tem se destacado como uma ferramenta fundamental na vida de milhares de estudantes. Com o lançamento do edital de 2023 realizado na última quinta-feira (1º), alunos das escolas públicas do estado ressaltam o impacto positivo que o programa gerou e tem gerado em suas vidas. Através de aulas online, materiais de estudo e acompanhamento pedagógico, o Se Liga No Enem tem proporcionado oportunidades de crescimento e conquistas surpreendentes.


Um exemplo de sucesso é Glenda Targino, de 18 anos, ex-aluna do Sesc Centenário. Com sua trajetória escolar inteira na rede pública, Glenda foi exemplo ao alcançar o segundo lugar na classificação geral do Enem 2020 para o curso de Medicina, um dos cursos mais concorridos do estado. Glenda participou do programa Se Liga No Enem de 2020, durante o período desafiador da pandemia. “Mesmo com aulas online, os professores realizaram um trabalho perfeito. Eu sou a maior defensora do Se Liga No Enem. Essa oportunidade de estudar durante a pandemia, num curso online, me ajudou bastante e eu devo minha conquista a eles. Todos eles têm um pedacinho da minha aprovação, porque se não fosse por eles, eu não conseguiria”, conta.


Outra história inspiradora é a de Raquel Oliveira Moura, de 33 anos, residente na Zona Rural do Município de Parari e ex-aluna do EEEFM Jairo Alves Caluete. Com dificuldade de transporte, Raquel contou com o apoio da gestora da escola, que ela respeitosamente chama de Dona Celeste, para buscar soluções e garantir sua participação no programa. Além de oferecer o transporte, a escola também contratou Raquel como merendeira, permitindo que ela conciliasse seus estudos com o trabalho. Segundo Raquel, essa oportunidade de aprendizado foi fundamental para que ela conseguisse realizar seus sonhos. A estudante ainda destaca a importância do Se Liga para que outras mulheres que enfrentam desafios diários possam mudar suas realidades e de seus filhos por meio dos estudos.


Na perspectiva indígena, Messias Máximo, estudante da etnia Potiguara, é mais um a compartilhar sua jornada de superação. Iniciando seus estudos na ECIT João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, em 2018, Messias encontrou no Se Liga uma motivação para não desistir de seu sonho. Ele participou do programa desde sua primeira temporada online e, graças ao apoio dos professores e à inspiração da professora Glicéria, conseguiu ser aprovado no curso de Letras. Messias destaca o programa como um divisor de águas em sua vida estudantil, incentivando outros alunos a agarrarem as oportunidades que o Estado e os professores oferecem. “Eu sempre tive uma afinidade maior com essa área de língua portuguesa, de Letras, então eu me inspirei muito na professora Glicéria. Ela foi minha maior inspiração. Essa é a minha primeira graduação e está sendo uma experiência muito boa. Hoje estou no quarto período e sei que estou no caminho certo”, afirma.


Por fim, Pedro Vitor, ex-aluno da ECIT Advogado Nobel Vita, localizada na cidade de Coremas, destaca o objetivo da Escola Cidadã Integral de construir um senso crítico nos alunos. Participante ativo do Se Liga No Enem, Pedro enxergou no programa uma forma de aprimorar suas habilidades e se motivar a alcançar seus objetivos. Com sucesso, ele foi aprovado em Medicina na Universidade de São Paulo (USP).  Pedro evidencia a importância dos programas oferecidos pela rede pública de ensino e encoraja os alunos a aproveitarem as oportunidades disponíveis para alcançarem seus sonhos. “Através do Se Liga no Enem eu sempre estava lá, participando dos desafios de redação, das olimpíadas, e isso sempre acendia uma chama dentro de mim para querer conquistar ainda mais o meu objetivo, não só como aluno, mas também como pessoa. Os programas foram essenciais para eu conseguir essa visão, por isso eu oriento a todos os estudantes que aproveitem as oportunidades”, aconselha o, agora, universitário.


De acordo com Izabelly Dutra, coordenadora do Se Liga no Enem, o programa foca no projeto de vida dos estudantes. Ela conta que o maior objetivo dele é ajudar cada um dos jovens que sonham em ingressar no Ensino Superior a fazer isso acontecer de uma forma planejada e executada. “Todo o processo vem a partir do trabalho de uma equipe de professores especializada no Enem, que dá seu melhor na produção de todo o material que disponibilizamos. Ano após ano atualizamos nosso material a fim de entregar o melhor a rede pública estadual da paraíba, tanto aos matriculados como aos egressos. Meu recado para cada estudante que confia no nosso trabalho é sobre não desistir, não desanimar e acreditar no processo. Não deixaremos ninguém para trás, estaremos sempre disponíveis para ajudá-los nessa caminhada”.


Sobre o Se Liga No Enem - A estratégia se tornou um programa em 2019 e desde então tem se mostrado essencial para o apoio dos estudantes que almejam uma boa pontuação no Enem, proporcionando maior igualdade de oportunidades e ampliando as perspectivas de ingresso no ensino superior. Até o momento, já foram 45 mil estudantes beneficiados com o programa, dos quais quase 20 mil ingressaram nas universidades de todo país. Em 2022, 63% dos estudantes da rede pública estadual da Paraíba aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) participaram das atividades do programa, somando mais de 440 aprovações em primeiro lugar e 327 redações de excelência, com nota maior ou igual a 900 pontos.


Inscrições abertas - O edital do Processo Seletivo do "Se Liga no Enem 2023 - Modalidade Remota” já foi lançado e os interessados têm até o dia 14 de junho para realizar a inscrição. O edital completo está disponível no site oficial do programa (bit.ly/Site-do-SeLiga), e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico bit.ly/SeLigaPB2023. Nesta edição, serão oferecidas 12.600 vagas, distribuídas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado. Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição, indicando a vaga disponível na GRE correspondente à sua escola.


Ascom SEE 

Comentários