Secretaria de Educação da PB entrega certificados para 121 estudantes que concluíram os cursos profissionalizantes do ParaíbaTec


 A Secretaria de Estado da Educação, por meio de uma ação do  programa ParaíbaTec voltada para Agricultura Familiar, realizou, na noite dessa terça-feira (28), a cerimônia de certificação dos estudantes concluintes dos cursos profissionalizantes dos municípios de Areia e Pilões, realizados em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS).

A cerimônia aconteceu no auditório do Colégio Santa Rita, em Areia e contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza; da Secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo; da Secretária Executiva de Administração, de Suprimentos e Logística, Pollyanna Loreto; do Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Bivar de Souza; da prefeita do município de Areia, Silvia Farias; do Secretário Municipal de Agricultura da cidade de Areia, Antônio Fernando; e da presidente do Sindicato de Agricultores de Pilões, Ana Paula. A Secretaria de Estado da Educação ainda irá promover outras cerimônias de certificação em diversas regiões do Estado, de acordo com o calendário do programa ParaíbaTec.

O Secretário Roberto Souza reafirmou o compromisso da Secretaria de Educação com os incentivos à profissionalização técnica. 

“Eu sei da importância da formação técnica. O conhecimento adquirido, a possibilidade de uma empregabilidade melhorada, as melhorias na condições administrativas de propriedades, além do aumento da economia e da qualidade de produção. Essas últimas décadas nos mostraram a real necessidade do investimento no semiárido, então nada melhor que a garantia de uma boa formação técnica  como essa que tem sido oferecida pelo programa ParaíbaTec. Minha vinda à Areia é para garantir a continuidade desse programa e das parcerias que o fortalece”, disse.

A cerimônia simbólica entregou o certificado aos 121 estudantes concluintes dos cursos de Produtor de Cachaça, Inseminador Artificial de Animais, Fruticultor, Produtor Agropecuário, Agricultor Familiar e Auxiliar de Agropecuário.

O estudante Ícaro Mateus, concluinte do curso de Inseminador Artificial, representou as turmas concluintes. Em sua fala, destacou a importância do programa no fortalecimento da cultura agrícola:

“O ParaíbaTec é o primeiro passo para que possamos fortalecer a cultura agrícola na Paraíba. Precisamos continuar desenvolvendo alternativas de incentivo para que os jovens profissionais continuem em nosso estado, fortalecendo o ciclo agrário e a agricultura das regiões ”, pontuou. 

ParaíbaTec - O programa foi estabelecido em regime de colaboração ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a finalidade de formar gestores, professores e monitores das redes públicas ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica na rede de ensino do Governo do Estado da Paraíba, contribuindo e propiciando a interação entre as escolas da rede estadual de educação básica com a comunidade e os arranjos produtivos locais, por meio de ações articuladas de educação profissional e tecnológica.   

Ascom SEE

Comentários