Reitora do IFPB integra a série "Mulheres que Inspiram"


 Filha de Severino e Célia Meira Marinho, a professora Mary Roberta é natural de Patos, município do Sertão paraibano onde o sol é inclemente. Educadora, mãe e esposa, é casada com Ramiro Manoel e têm três filhos: Matheus, Rafael e Ramiro. Com quase três décadas de experiência em gestão acadêmica e administrativa, foi eleita em abril de 2022 para ser a nova reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Mais que isso: com mais de 92% dos votos válidos – o maior percentual de toda história da rede federal – a comunidade acadêmica a colocou no topo, num patamar histórico. Mary Roberta foi a primeira mulher escolhida para dirigir a instituição em seus 113 anos.


O exemplo de determinação veio da mãe, dona Célia, que criou e cuidou de três filhos sozinha. Também professora, a
Reitora do IFPB,  Mary Roberta (3).JPG
 matriarca da família foi uma mulher "fantástica e inigualável", nas palavras da própria Mary. "Cuidou de mim e de meus dois irmãos, Glauciana e Leonardo", sempre trabalhando muito para que pudéssemos estudar, e nada foi fácil", conta.

Da chamada "Morada do Sol", topônimo da cidade situada a cerca de 300 km da capital paraibana, a família migrou para João Pessoa na grande seca que durou de 1979 a 1983, deixando centenas de milhares de mortos em todo o Nordeste. "Lá no Sertão, eu tinha esse sonho de ser técnica em mecânica, e seguir a carreira na área de mecânica. Saímos de lá, eu e meus irmãos, minha mãe ainda ficou. As dificuldades eram grandes".

Aos 55 anos de idade, dos quais boa parte em sala de aula ou em atividades de gestão, Mary Roberta tem no IFPB um grande amor. Foi no Instituto, aliás, que ela fez o curso técnico em mecânica, ainda quando era adolescente. "Quando eu cheguei em Jaguaribe, ainda menina, fiquei encantada com todas aquelas máquinas lá na mecânica. E esse sonho, me deu essa vontade e também a capacidade de enfrentar esses desafios".

Posteriormente, Mary Roberta ingressou no IFPB como professora substituta (1994) e depois foi efetivada como concursada em João Pessoa, em 1995. "Esta escola não só transformou e modificou minha vida, mas a de milhares de estudantes e servidores que por ela passaram ou que tiveram contato ao longo desse tempo".



Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB/Reitoria (Fotos: Arquivo DGCOM)

Comentários