Em Nova Palmeira-PB pesquisadores descobrem dois novos sítios arqueológicos


 Na edição de sexta-feira (24/02/23) do jornal A União, foram destaques as recentes descobertas arqueológicas no município de Nova Palmeira – PB. Tratam-se de dois Sítios Arqueológicos na antiga comunidade Pedra D’água, cerca de 01km de distância da cidade.


Denominados “Campo do Arroz” e “Pedra D’água”, os dois locais foram registrados oficialmente pelo arqueólogo do LABAP/UEPB, Juvandi de Souza, que enviou as informações coletadas no local para o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), sendo o primeiro destacado com vários restos de cerâmica antiga, materiais líricos e pilões de Pedra encontrados, o que denota um possível local de aldeamento indígena pré histórico e, o segundo, local com Itacoatiaras, como são popularmente conhecidos os petróglifos (registros em baixo relevo gravados em rochas). “Essa atividade faz parte de um grande projeto que visa estudar os sítios do Seridó oriental da Paraíba, e são centenas de ocorrências”, ressaltou o pesquisador.


Locais como estes vem sendo levantados, mapeados e catalogados oficialmente por uma parceria entre a Associação Rastros e Pegadas e o LABAP/UEPB, onde trabalho vem destacando todo potencial arqueólogo tanto do município de Nova Palmeira quando do Seridó Oriental paraibano que, há alguns anos, já levantou informações de mais de 50 Sítios Arqueológicos apenas em nosso município.


Comentários