Estudantes da 4ª Gerência Regional de Educação estão entre os vencedores do edição 2022 do concurso “Meu Universo, Minha Essência” do Programa Sementes da Paraíba



 O Programa Sementes da Paraíba, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) nas escolas da Rede Estadual de Ensino, divulgou , os vencedores da edição 2022 do concurso de produções autorais de projetos educacionais a serem desenvolvidos nas escolas, que teve como tema “Meu Universo, Minha Essência”. Mais de quatro mil estudantes da Rede Estadual de Ensino participaram do concurso. Os vencedores terão seus projetos publicados na Revista Sementes da Paraíba, que será distribuída em todas as Gerências Regionais de Educação do Estado.


O Programa consiste na realização de concurso de produções de estudantes de toda a Rede Estadual de Ensino e trabalha em três vertentes: Semente Literária, voltado para produções na área de Linguagens; Semente Científica, com produções na área de Ciências e Sustentabilidade; e Semente Matemática, com produções na área de Letramento Matemático. 


Meu Universo, Minha Essência - Nesta edição, foi abordado o tema “Meu Universo, Minha Essência” para todas as produções autorais dos estudantes, a fim de enfatizar o protagonismo criativo do estudante no desenvolvimento das propostas do concurso. Nesse processo, a abordagem temática busca inspiração na obra do paraibano Augusto dos Anjos, que aborda a individualidade como cerne de suas reflexões poéticas. Assim, as propostas desenvolvem um enfoque pedagógico que correlaciona as unidades temáticas de cada área do conhecimento à obra do célebre paraibano e, também, aos aspectos do autoconhecimento de cada estudante.


Etapas - Após a primeira etapa avaliativa, em que uma comissão avaliadora analisou os trabalhos com base nos critérios regulamentados em edital, foram eleitos 143 projetos, cada um representando a melhor produção de sua categoria (definida pela etapa escolar do estudante) na sua Gerência Regional de Educação. Por fim, os projetos passaram por mais uma etapa avaliativa, que elegeu os melhores trabalhos de cada categoria em todo o estado, formando a classificação final com 71 projetos que se destacaram entre 1º, 2º e 3º lugares em suas respectivas categorias.


Revista - Os projetos que alcançaram o primeiro lugar estarão publicados na próxima edição da Revista do Programa Sementes da Paraíba, para serem conhecidos por toda a Rede, celebrando o trabalho dos estudantes de todo o Estado, que se empenharam e criaram produções que demonstram sua criatividade, seu desempenho nas áreas do conhecimento abordadas no concurso e o protagonismo estudantil na criação de projetos práticos de valor para a sociedade, semeando os talentos do futuro.


Entre os vencedores estão os estudantes   David Anderson Silva Dantas  da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Lordão, localizada na cidade de Picuí, pertencente a 4ª Gerência regional de educação,   que venceu o  semente cientifica, ficando em   2º lugar na categoria Caules e  o estudante Andrey Farias Araújo que ficou em 3º Lugar no semente matemática categoria Caules. 


Blog Educação em Foco com Ascom SEECT-PB

Comentários