Escolas da 4ª GRE foram selecionadas para a etapa estadual do programa de empreendedorismo e inovação ouse cria


 As escolas ECI JOSÉ VITORINO DE MEDEIROS, ECI GRACILIANO FONTINI LORDÃO, ECI ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, ECI PREFEITO AGUITONIO DANTAS, ECIT JOSE ROLDERICK DE OLIVEIRA, ECI ANTÔNIO COELHO DANTAS , ECIT PROFESSOR LORDÃO, ECIT JORNALISTA JOSÉ ITAMAR DA ROCHA CÂNDIDO, ECIT JOSÉ LUIZ NETO e  ECIT IOLANDA TEREZA CHAVES LIMA, pertencente a 4ª  Gerência Regional de Educação Foram classificadas  para participarem da Etapa Estadual do Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo OUSE CRIAR 2022. Cada escola montou uma equipe composta por um Professor mentor e 5 estudantes. 


O programa Ouse Criar, da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba,  seleciona estudantes da Rede Estadual da Paraíba e egressos da rede pública, para desenvolver projetos que propõem soluções para problemas apontados pela sociedade.


Passo a passo da jornada - O ciclo do Ouse Criar dura três anos. A fase um é a da seleção; a fase 2, a de desenvolvimento; e a fase 3, de startups. Os alunos se inscrevem através de um vídeo de 3 minutos, dizendo os motivos que o levaram ao desafio escolhido. A partir daí, há um afunilamento para se chegar a mais ou menos 100 equipes, que vão participar da etapa estadual, que participarão de uma maratona de prototipação, que vai acontecer na Expotec, em novembro.

Dessas 100 equipes, só 30 passam para o segundo ano. Nessa fase 2, cada equipe recebe um fomento de R$ 5 mil para iniciar os seus trabalhos. Para o terceiro ano, só passarão 20 equipes, que recebem, cada uma, R$ 20 mil: aí é a hora de montar a startup para o mercado. Da turma que ingressou no programa em 2020, 12 equipes estão na incubadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação.

O Ouse Criar é um programa da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Seect), executado pela Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (SEC&T), em parceria com a Secretaria Executiva da Juventude (Sejuv/ Sejel), e financiada via Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB). E o programa também vem aprendendo nesses anos, como mostra o redirecionamento da proposição de desafios. 


 Segundo o articulado do Programa Ouse Criar na 4 ª Gerência Regional de Educação, Antonio de Pádua Sobrinho as escolas classificadas participaram do   Ciclo 3 – Maratona de Prototipação: Neste momento as equipes terão a oportunidade de conhecer e se familiarizar com ferramentas de prototipagem e melhorar a sua solução e onde  será realizada uma nova rodada de apresentações e a seleção das para a Fase 2 (Ano 2) do Programa Ouse Criar. " Nesta fase  Serão seleccionadas 30 (trinta) equipes para a Fase 2 do Programa Ouse Criar, sendo 25 (vinte e cinco) na categoria Ensino Médio e 5 (cinco) na categoria Juventudes."Disse 


Para mais detalhes acesse:  https://pbeduca.see.pb.gov.br/forma%C3%A7%C3%A3o-remota/programa-ouse-criar

Comentários