Em Sousa PB, Estudantes da ECIT Chiquinho Cartaxo constroem Dessalinizador Solar Móvel


 PROJETO DE INOVAÇÃO SOCIAL E CIENTTÍFICA: DESSALINIZADOR SOLAR MÓVEL


Orientador: José Joaquim de Souza Neto

Coorientador (a): Joelha Pereira da Silva

Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo – PB

Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável



O Projeto Dessalinizador Solar Móvel foi idealizado e construído pelos alunos do segundo ano do ensino médio técnico em Sistemas de Energia Renovável, na Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo, durante as aulas da disciplina de Inovação Social e Científica, segundo semestre de 2022.

Durante o processo de imersão do Desing Thinking, uma das etapas da disciplina de ISC, os alunos analisaram as problemáticas existentes na escola e perceberam que a falta de água no ambiente durante o dia era frequente. Interferindo, diretamente, na rotina escolar. Problema que é, também, comum na cidade de Sousa, Paraíba. 


Diante deste cenário, a ideia sugerida pelos alunos para solucionar o problema foi construir um dessalinizador solar de pequeno porte e que pudesse ser movimentado em diferentes terrenos. Proporcionando o tratamento da água proveniente do poço artesiano da própria escola, que possui alta carga de sais, inviável para o consumo humano e a dessedentação de animais.

Na construção do Dessalinizador Solar Móvel foram utilizados materiais reciclados e de fácil aquisição na comunidade local e em casas de construção civil. São eles: Baldes de 20 litros, ripas, tubos PVC de 20 e 25 mm, joelhos de 20 e 25 mm, flanges de 20 e 25 mm, metal zinco e vidro. Inicialmente os alunos cortaram os tubos com serra de cano, para fazer as conexões, e montamos a estrutura previamente projetada. Sendo, em seguida colocado em operação em alguns pontos da Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo.


O projeto está sendo acompanhado por alunos do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável e professores da ECIT Chiquinho Cartaxo que realizam o treinamento da comunidade escolar para a operacionalização do equipamento e as inspeções técnicas necessárias. Proporcionando a redução dos impactos ambientais locais com geração de energia elétrica, contaminação dos recursos hídricos e aumento da renda mensal das famílias por meio da independência de programas assistencialistas. 

O projeto do Dessalinizador Solar Móvel, construído na Escola Técnica traz uma proposta inovadora por meio da inserção de tecnologia social com fins pedagógicos nas aulas do curso técnico. Toda a metodologia está atrelada ao uso de ferramentas digitais e a prática de campo no aprimoramento das habilidades de leitura, interpretação e compreensão de dados coletados com a implantação do equipamento. Possibilitando aos envolvidos uma forma diferente de aprender os conteúdos específicos das disciplinas do curso técnico. O domínio de estratégias de leitura para compreensão de textos, tabelas e gráficos atende as competências e habilidades de Língua Portuguesa e Matemática necessários para o respectivo ano letivo. 


Sendo considerado, portanto, um plano-piloto, que tem o objetivo de articular atores relevantes e tomadores de decisão em prol do aumento da competitividade e sustentabilidade das estruturas sociais e econômicas regionais. Além disso, contribui para a melhoria da qualidade de vida das populações, contidas no recorte geoadministrativo da região de Sousa, Paraíba. Tornando o equipamento um case de sucesso e que pode ser replicado em outras regiões do país e do mundo.

Comentários