Em Sousa, ECIT Chiquinho Cartaxo realiza III Feira de Ciências tendo como tema norteador, “O Jovem Protagonista na Iniciação Científica”


 Na manhã do dia 07 de outubro de 2022 foi realizada na Escola Estadual Técnica Chiquinho Cartaxo, situada na cidade Sousa – PB, 10ª Gerência de Ensino, sua III Feira de Ciências tendo como tema norteador, “O Jovem Protagonista na Iniciação Científica”. Nesta ocasião, a equipe de professores da Base Técnica da referida escola participou do evento, estreando o projeto MiBi Simulator. Esse projeto tem como objetivo aproximar os estudantes do processo de geração de energia a partir da Biomassa e foi pensando a princípio para simular de forma simples e prática o processo de geração de energia que ocorre em um biodigestor.

Em um biodigestor real, a partir de processos biológicos, tem-se a geração do gás metano que pode ser usado para gerar energia térmica e/ou elétrica. Para simular este processo e o seu princípio de funcionamento, no MiBi Simulator foi usada a reação química entre água, alumínio e soda cáustica. Dessa reação exotérmica o gás hidrogênio é extraído da água e canalizado para um acumulador passando por um bi-filtro e seguindo para o processo de combustão. 


O projeto foi representado pelos alunos, Alejandro Herculano da Silva, Daniel Ananias Pereira, Danilo da Silva Santos, Letícia Vitória Estrela Dantas, Layane Evellyn Abrantes da Silva e Janice Tifany de Oliveira Soares, todos alunos das primeiras séries dos cursos técnicos oferecidos pela referida instituição de ensino, e pelo professor Dr. Francisco José Araujo Melo. 

Dessa experiência pode-se afirmar que, apesar de muito jovens, os alunos participantes passaram para outro patamar de maturidade acadêmica. Isso foi claramente notado, uma vez que o engajamento da equipe foi constante, desde o processo de desenvolvimento do protótipo até a implementação e apresentação do projeto MiBi na Feira de Ciências da escola. O projeto MiBi não estaciona nessa feira e como trabalhos futuros tem-se a expectativa de melhoramento e ampliação dos seus componentes constituintes.


O sistema tem potencial de crescimento, uma vez que, serve para simular o processo de biodigestor a partir da geração do gás hidrogênio tido como o combustível do futuro. Além disso, permite também que o alumínio que seria jogado na natureza seja reaproveitado na reação, nesse caso o sistema proporcionará cuidados com o meio ambiente, ou seja, menos poluição.

A seguir estão algumas imagens que registram momentos da participação da equipe MiBi na feira de ciências.

Comentários