Professores e Estudantes da 4ª Gerência tem inscrições homologadas e participarão do Programa Celso Furtado de Inovação Educacional e Desenvolvimento Regional

 

 

 

Estudantes e Professores da 4ª Gerência Regional de Educação, tiveram suas inscrições homologadas e participaram    Programa Celso Furtado. O Programa desenvolvido por meio da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia, lançou  dois editais  para construção de projetos visando o desenvolvimento regional. Os projetos serão idealizados em âmbito escolar, com mentoria de professores pesquisadores e, ao final do processo, os integrantes das equipes selecionadas receberão bolsas de pesquisa por 12 meses para o desenvolvimento o projeto.

 

 

Os editais estimulam a concepção de ideias para a solução de problemas locais. Estudantes e professores receberão um suporte através da atuação de pesquisadores ligados à universidades no Brasil e fora do território nacional para a formulação do projeto, em um prazo de 10 semanas. Os pesquisadores receberam formação dada por professores especialistas da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEC&T),  para atuarem junto aos estudantes, com alinhamento específico ao programa Celso Furtado.

 

 

Em entrevista ao Jornal Estadual, da Rádio Tabajara (24/08), a coordenadora do programa pela SEC&T, Luiza Iolanda Cortez, explicou que o projeto é uma construção colaborativa ao longo da etapa escolar. Após as 10 semanas, os projetos serão avaliados, de acordo com os critérios especificados nos editais. Serão selecionados 40 projetos com avaliação mais alta. Eles farão a defesa de suas ideias e, destes, serão selecionados 12 projetos, os quais receberão incentivos para o desenvolvimento.

Os integrantes das equipes selecionadas receberão bolsas de pesquisa durante 12 meses – estudantes receberão bolsas de R$500,00 e professores mentores de R$ 800,00 – e consultoria.

As  escolas ECI José Vitorino de Medeiros (Sossego), ECIT Iolanda Tereza Chaves Lima (Cubati), ECIT Francisco Marques Mello ( Damião), EEEF Andre Vidal de Negreiros (Cuité), ECIT Professor Lordão ( Picuí), ECI Prefeito Aguitônio Dantas ( Frei Martinho), ECI Prefeito Severino Pereira Gomes ( Baraúna), ECI Pedro Henrique da Silva ( Cuité), ECI Orlando Venâncio dos Santos (Cuité), ECIT José Luiz Neto ( Barra de Santa Rosa), EEEM Severino Gregório Dantas ( Picuí), ECI Graciliano Fontini Lordão ( Pedra Lavrada), ECIT Cicero dos Anjos( São Vicente), ECI Antônio Coelho Dantas ( Nova Palmeira), ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido ( Cuité), ECIT José Rolderick de Oliveira ( Nova Floresta), EEEF Inacio Claudino ( São Vicente), EEEM Matildes de Melo Buruti ( Pedra Lavrada) e EEEFM Felipe Tiago Gomes ( Picuí),  foram suas equipes, totalizando 24 equipes.    As  equipes  foram formadas por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Jovens e Adultos.

 

 

Programa Celso Furtado

Tem o objetivo de divulgar o pensamento do economista paraibano Celso Furtado, em conexão com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A proposta é levar os participantes a pensar em soluções para um desenvolvimento econômico mais inclusivo; fomentar o pensamento crítico, científico; estimular a formação de projetos interdisciplinares.


Educação em foco com Ascom SEECT-PB 

 

 

 

 

Comentários