Os alunos do curso de administração finalizaram o terceiro módulo compartilhando os resultados obtidos dos projetos de inovação aplicados em empresas de Campina Grande. Em forma de pitch eles compartilharam para os colegas os processos, desde a pesquisa e seleção de ideias, as oportunidades de inovação, análise do mercado, aplicação da matriz de Eisenhower para observar qual seria a mais adequada, aplicação e resultados.
A professora Gicele Dantas destacou a nova metodologia e como está sendo aplicada. “A metodologia é baseada em projetos. Nós criamos um projeto de aplicação real, que o aluno irá desenvolver durante o módulo, através dele o aluno vai adquirir não apenas conhecimentos, mas também irá desenvolver habilidades e atitudes, que irão permitir que esse aluno tenha as competências necessárias e esteja pronto para a prática profissional. A sala de aula torna-se um lugar de discussões, trabalho, colaboração, utilizamos ferramentas profissionais que estão na prática da atividade do administrador”.
As referências acadêmicas como o Manual de Oslo, ferramentas como Canvas e Análise de Swot fizeram parte do processo de criação dos alunos no trabalho que analisaram, sugeriram e aplicaram em empresas de Campina Grande no Módulo 2, Design de Inovação. “Nesse módulo analisamos um caso real, os alunos trouxeram as próprias empresas e nós aplicamos um processo de inovação nas mesmas. Cada empresa que foi escolhida pelo grupo foi gerenciado um projeto de desenvolvimento de uma mudança processual dentro daquelas empresas”, contou a professora Giceli.
O aluno Mateus Quaresma Guedes ressaltou o desafio que é praticar as ferramentas em sala de aula e aprender todos os dias. “O conceito que sabemos quando entramos na faculdade é mais sobre teoria, somos avaliados em uma prova sobre o que estudamos para sabermos se passamos ou não. Na Unifacisa é diferente, colocamos em prática os conhecimentos, o que pra mim é desafiador. Eu não esperei chegar no mercado de trabalho para colocar em prática todas essas ferramentas, estamos aprendendo em sala de aula, de forma dinâmica, com muita participação de grupo”.
Comentários
Postar um comentário