Inovação na prática: alunos de administração realizam projetos com empresas de CG


 A Unifacisa implementou de forma pioneira no ensino superior na Paraíba, uma nova metodologia de currículos por competências: conhecimentos, habilidades e atitudes, tendo como objetivo a aprendizagem focada no aluno, onde o estudante se torna o protagonista do seu aprendizado, desenvolvendo essas competências que contribuem com uma visão global do mundo que o cerca.

Os alunos do curso de administração finalizaram o terceiro módulo compartilhando os resultados obtidos dos projetos de inovação aplicados em empresas de Campina Grande. Em forma de pitch eles compartilharam para os colegas os processos, desde a pesquisa e seleção de ideias, as oportunidades de inovação, análise do mercado, aplicação da matriz de Eisenhower para observar qual seria a mais adequada, aplicação e resultados.


A professora Gicele Dantas destacou a nova metodologia e como está sendo aplicada. “A metodologia é baseada em projetos. Nós criamos um projeto de aplicação real, que o aluno irá desenvolver durante o módulo, através dele o aluno vai adquirir não apenas conhecimentos, mas também irá desenvolver habilidades e atitudes, que irão permitir que esse aluno tenha as competências necessárias e esteja pronto para a prática profissional. A sala de aula torna-se um lugar de discussões, trabalho, colaboração, utilizamos ferramentas profissionais que estão na prática da atividade do administrador”.

As referências acadêmicas como o Manual de Oslo, ferramentas como Canvas e Análise de Swot fizeram parte do processo de criação dos alunos no trabalho que analisaram, sugeriram e aplicaram em empresas de Campina Grande no Módulo 2, Design de Inovação. “Nesse módulo analisamos um caso real, os alunos trouxeram as próprias empresas e nós aplicamos um processo de inovação nas mesmas. Cada empresa que foi escolhida pelo grupo foi gerenciado um projeto de desenvolvimento de uma mudança processual dentro daquelas empresas”, contou a professora Giceli.




A aluna Ana Eloiza, destacou o processo de criação de sua equipe. “Fizemos um brainstorm, uma tempestade de ideias, na qual listamos os tópicos, e vimos a escassez no sistema financeiro da empresa. O gestor não sabia direito as datas do pagamento, não tinha uma ordem e muitos dos seus funcionários não sabiam qual era sua função. Por exemplo, se eu sou um pintor, o que vou fazer na empresa? O que achei mais interessante foi poder unir a teoria com a prática e ainda aplicar numa empresa real de um colega que está na nossa turma que vivencia o cotidiano e sabe a realidade do mercado”.

O aluno Mateus Quaresma Guedes ressaltou o desafio que é praticar as ferramentas em sala de aula e aprender todos os dias. “O conceito que sabemos quando entramos na faculdade é mais sobre teoria, somos avaliados em uma prova sobre o que estudamos para sabermos se passamos ou não. Na Unifacisa é diferente, colocamos em prática os conhecimentos, o que pra mim é desafiador. Eu não esperei chegar no mercado de trabalho para colocar em prática todas essas ferramentas, estamos aprendendo em sala de aula, de forma dinâmica, com muita participação de grupo”.



Comentários