Em Sousa, ECIT Chiquinho Cartaxo desenvolve ação da Semana da Saúde em combate à Dengue


Alunos, professores, gestão e equipe de apoio abraçaram a ação que discute a arbovirose, ou seja, doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente por mosquitos. Como é comum nas estações do ano, a dengue, ZICA e Chikungunya são as principais doenças causadas por esses mosquitos. A escola realizou durante toda semana dia (01 a 04 de agosto) atividades voltadas para reflexão e cuidados básicos que a sociedade precisa adotar para evitar a proliferação do AEDS AEGYPTE. A ação culminou em uma caminhada no bairro da escola juntamente com agentes de saúde e enfermeiros da Unidade Básica do Alto da Rodoviária.


O local de encontro foi na praça da comunidade, onde estudantes realizaram panfletagem com informações de prevenção e palestra ministrada por profissionais do NASF. A secretária de Saúde do munícipio de Sousa, Amanda Silveira destacou “Todo cidadão precisa ter consciência de que o combate contra AEDES AEGYPTI deve ser constante, pois a reprodução do mosquito acontece em todas as épocas do ano. Ações como a limpeza de quintais e calhas, e a prevenção do acúmulo de água parada em vasos e outros recipientes, devem ser feitas constantemente.”

 



A equipe da Escola Técnica Chiquinho Cartaxo, expande esse projeto, pois compreende que as atitudes de combate à dengue precisam ser conjuntas, e não apenas uma pessoa cuidando do seu lar. A estudante Maria Clara Rodrigues de Albuquerque Soares que participou do projeto sobre a dengue esteve no Programa Água em Debate na Educativa FM falando de sua experiência, dando dicas aos ouvintes de cuidados básica e o trato que deve ter com lixo para que não seja local de proliferam do mosquito e destacou o trabalho da escola ultrapassar os limites da escola e alcançar a sociedade, bairros, ruas, escolas e os variados lugares em que tem foco de mosquito da dengue.

 

Comentários