Fapesq abre chamada pública para concessão de aportes a startups de inovação na Paraíba

A Fundação de Apoio à Pesquisa na Paraíba (Fapesq-PB), por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), no âmbito do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, está realizando uma Chamada Pública para startups instaladas na Paraíba  que possuem soluções e know-how para responder às demandas e desafios dos setores de Educação e Turismo. Os melhores projetos serão classificados para acesso à recursos de subvenção econômica à inovação e validação que podem chegar até R$ 150 mil. As inscrições podem ser feitas até o dia 26/08/2022 por meio do site https://sigfapesq.ledes.net.


Público-alvo - São elegíveis startups e demais empresas de base tecnológica, com CNPJ ativo, de qualquer atividade econômica, que apresentem competência tecnológica para solucionar os desafios tecnológicos e inovação descritos nesta Primeira Chamada. Startups são entendidas como as organizações empresariais ou societárias, nascentes ou em operação recente, cuja atuação caracteriza-se pela inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos ou serviços ofertados.  As Startups elegíveis devem estar sediadas no Estado da Paraíba, com data de registro na Junta Comercial ou no Registro Civil das Pessoas Jurídicas (RCPJ) de sua jurisdição em até 12 meses anteriores a data de lançamento do edital. Não serão elegíveis Microempreendedores Individuais (MEI) e empresas com débitos fiscais. O Edital completo encontra-se disponível em https://sigfapesq.ledes.net.


Linhas temáticas - Os desafios propostos nesta Primeira Chamada estão alinhados às temáticas de interesse aos setores de Educação e Turismo, com linhas de atuação como Gestão de Instituição de Ensino, Data Analytics para Educação, Gamificação, Acessibilidade e Inclusão, Promoção do Turismo de Interior, Turismo Social, Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular, Experiência do Turista, dentre outras.


Seleção - As propostas das startups devem estar alinhadas com a escala de Índice de Maturidade Tecnológica, que está descrita no Edital da Chamada Pública. A seleção será feita considerando a análise dos documentos da startup e do projeto submetido, sendo realizada em duas etapas: Avaliação da inscrição da Startup pela plataforma do programa pelo Comitê Técnico da Chamada, seguindo critérios estabelecidos no Edital; e Entrevista Virtual e Banca de Seleção.


Parque Tecnológico Horizontes da Inovação - O Parque Tecnológico pretende, de forma articulada entre os governos e a sociedade, inspirar e apoiar iniciativas de projetos inovadores mobilizando o ecossistema de inovação, através de incentivos e parcerias com startups que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento econômico e social.

 

Comentários