Fapesq potencializa a inovação na Paraíba


 

Uma ação inédita promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba junto aos núcleos de inovação das universidades públicas na Paraíba está potencializando a inovação no Estado. A Fapesq-PB designou bolsas de pós-doutorado pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) para atuação de especialistas junto a estes núcleos. A iniciativa fortalece as ações estratégicas que fomentam a inovação dentro da instituição de ensino e pesquisa e a interlocução junto ao mercado.

 

Os professores que estão à frente dos núcleos de inovação das universidades públicas na Paraíba concordam que tornar alguma invenção conhecida no meio empresarial - pelo qual essa solução pode ser fabricada em larga escala e comercializada - é uma das tarefas mais complicadas de se concretizar. Por outro lado, o empresário que precisa de uma solução específica também encontra dificuldade para identificar pesquisadores nas universidades capazes de criar uma solução, apesar da competência comprovada dos acadêmicos.

 

Esses são alguns desafios enfrentados pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), estruturas responsáveis pela gestão da política institucional de inovação, pelas quais são impulsionadas ações focadas em promover inovações, o empreendedorismo, resguardar a propriedade intelectual, ser um auxílio para o pesquisador na hora de “emplacar” seu invento no mercado, entre outras funções.

 

“Normalmente as empresas preferem estabelecer parcerias com a universidade no início, quando a solução está na fase primária de desenvolvimento”, explica a professora Simone Lopes, coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica da UEPB, a Inovatec. “O Núcleo de Inovação Tecnológico da UEPB tem muito potencial, muitas competências, mas a limitação maior é o recurso humano. Quando dispomos de um bolsista com conhecimento superior e experiência, capacitado para se dedicar às ações estratégicas do núcleo, as perspectivas de expansão do trabalho são concretas”, complementa Simone Lopes.

 

É esta lacuna que os esforços da Fapesq-PB preenchem. Esses núcleos nas universidades na Paraíba contam, desde o ano passado, com um especialista em nível de pós-doutorado dedicado exclusivamente a desenvolver as ações. “Nós já estamos vislumbrando conquistas”, afirma o presidente da Fapesq-PB, Roberto Germano. “Esses especialistas estão à serviço de um conjunto de propostas, visando um objetivo maior; diferente de estar à disposição de um único programa de pós-graduação. O empenho reflete no avanço das ações de inovação como um todo”, complementa Germano.

 

O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação é realizado nacionalmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fapesq, na Paraíba. Incentiva o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país. Em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa, a iniciativa fortalece os Programas de Pós-graduação emergentes e em consolidação nas universidades públicas, em áreas prioritárias para os estados.

 

Na Paraíba, o primeiro edital foi lançado no ano de 2020 e financia 104 pesquisas, incluindo mestrado e doutorado nas Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG), na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). E 12 cotas de bolsas de Pós-Doutorado nos Núcleos de Tecnologia e Inovação das Universidades públicas da Paraíba.

 

O segundo edital foi lançado em 2021 e tem como objetivo apoiar projetos com foco no desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região Semiárida brasileira. Este edital financia 20 pesquisas de mestrado e doutorado e 12 cotas de bolsas de pós-doutorado nos programas de Pós-Graduação da Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFPB), Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (UFCG), Ciências Farmacêuticas (UEPB) e Zootecnia (UFPB). O valor de c…

 

Com ascom

Comentários