Conheça um pouco da trajetória da Ciclista Cuiteense Nalva Medeiros


 

A Cuiteense Nalva Medeiros, 49 anos, iniciou o ciclismo em janeiro de 2019. Desde então, coleciona histórias e amigos pelo estado afora.  Em contato com a nossa redação, Nalva contou um pouco de sua história.   Segundo ela, a vontade de pedalar surgiu quando decidiu comprar uma bicicleta.

 

“ Eu estava sentindo a necessidade de praticar algum esporte pela minha saúde e para sair do sedentarismo, sou portadora de fibromialgia, que são dores crônicas que se espalham pelo corpo, então,  comecei a pedalar aos poucos, sozinha, e não parei mais. É viciante. Faz três anos que estou pedalando e após ter vivenciado momentos diversos na minha bicicleta em meio a natureza, conclui que o ciclismo é na verdade uma das minhas grandes paixões e representa tudo na minha vida", disse Nalva, que tem incentivado outras pessoas a prática esportiva, e através dos seus pedais, sua  irmã e o cunhado resolveram comprar suas bicicletas para lhe  acompanhar em  pedais leves para a zona rural e cidades vizinhas.  Além disso, participam de vários eventos locais e regionais. “ Participamos do  1º Eco Pedal da Rádio Flores em Jaçanã-RN, onde tive o privilégio de fazer novas amizades, e dentre elas, conheci o casal Flávio Dantas e Lucicléia, os mesmos me incentivaram e patrocinaram junto a Apcrono a minha primeira participação na 5ª Edição da Corrida de MTB Frio da Serra, no dia 05 de maio de 2019, e para minha surpresa eu fui pódio, conquistando o 4º lugar na Categoria Turismo Feminino, não imaginava que poderia ir tão longe na minha Caloi aro 26, a minha "magrela", a qual eu possuo até hoje e somos inseparáveis,” destacou Nalva.

 

Com o incentivo e apoio do amigo Guga Bikes, comprou   uma bicicleta aro 29, para participar de outras competições, desafios e fazer pedais mais longos, um desses pedais foi para a cidade de Sossego-PB (ida e volta - 84 km), na companhia do seu cunhado. Daí por diante, a vontade de pedalar foi uma motivação para superar os meus próprios limites.  Nalva, destacou os benefícios dessa atividade. “ São muitos benefícios, a saúde física e mental, a resistência, as amizades e parcerias. Todo pedal é um incentivo para nunca desistirmos a tentar alcançar um determinado local, conhecer novos lugares, fazendo novas amizades e conhecendo outras histórias. Isso é muito bom e não tem dinheiro que pague. Quem me conhece sabe o quanto eu amo pedalar, porque a bicicleta é uma terapia que tira todo o estresse, aliviando as dores que sinto, além disso, o coração agradece,” frisou 

Nalva,  que idealizou  o  grupo “ELAS NO PEDAL CUITÉ.”  Hoje o grupo é composto por vinte e sete mulheres, onde as mesmas relatam que após ter iniciado o ciclismo, foram curadas de doenças que tinham e que surgiu melhoramentos nos laços familiares, colegas de trabalho e amigos. “  Assim, passados os dias, com a união do grupo e com o meu incentivo, elas já participam até de competições e desafios, algo que tem dado certo, pois a maioria das componentes do grupo Elas no Pedal Cuité já guarda em seu material pelo menos um troféu de destaque em competições locais e regionais.  Outro dado importante do grupo, tem sido os eventos realizados, a participação na Rádio 89 FM Cuité e no Programa Irmanados sobre Rodas na TV Nordestina em Campina Grande-PB, que tem proporcionado muitas oportunidades, onde somos destaque e referência, não só para as mulheres, mas para os homens também, contamos com o apoio e segurança dos mesmos nos pedais.  Na atualidade contamos com a parceria dos Caminhos das Serras, projeto ligado a Rede Brasileira de Trilhas, aonde estamos trabalhando juntas a coordenação para a sinalização de uma rota de 10 km, de Cuité-PB a Jaçanã-RN, que irá se chamar "Elas no Pedal Cuité", pela importância que o ciclismo tem proporcionado as mulheres ciclistas. Outro fato importante para o grupo Elas no Pedal Cuité, é que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2022, a Expo Turismo Paraíba, em João Pessoa, onde o grupo irá apresentar seu trabalho pela primeira vez num evento de turismo. O ciclismo representa tudo na minha vida," concluiu  Nalva Medeiros.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

  1. Tenho muito orgulho dessa minha amiga,...conheço de perto essa linda história,..pense muma Paraibana de garra, de perseverança...é essa...
    Felicidades nalva Guerreira!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário