João Azevêdo anuncia expansão de ensino técnico e destaca que a Paraíba oferta maior número de matrículas em escolas de tempo integral.
O governador João Azevêdo (foto) anunciou,
no último dia 10 de janeiro , em seu programa semanal Conversa com o
Governador, que 25 Escolas Cidadãs Integrais se tornarão técnicas em 2022, ou
seja, oferecerão cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, com cursos
implantados nas áreas de Turismo; Hospitalidade e Lazer; Recursos Naturais;
Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Controle e Processos Industriais.
O chefe do Executivo ressaltou que essa expansão de escolas torna a Paraíba o
primeiro estado do Brasil em oferta de Ensino Médio em Tempo Integral. Em 2022,
ao todo serão ofertadas 75 mil vagas nas ECIs.
Durante a Conversa com o Governador,
transmitido em cadeia estadual de rádio, João Azevêdo recordou que em 2018 a
Paraíba tinha 100 Escolas em Tempo Integral, já em 2019 o número foi ampliado
para 153 escolas neste modelo, em 2020 eram 229 escolas e em 2021 chegou ao
patamar de 302 Escolas Integrais na Paraíba, com investimentos de mais de R$ 20
milhões. “Nós triplicamos o número de Escolas Cidadãs Integrais no estado. Em
2018, eram 100 e em 2021 tinham 302 escolas, sendo 175 integrais e 127
técnicas. Trabalhamos fortemente com a proposta de que a universalização das
escolas integrais teria que chegar a todos os municípios. E conseguimos
realizar, ou seja, todas as 223 cidades paraibanas possuem, pelo menos, uma
escola em Tempo Integral. Queremos agora que 50% dessas escolas integrais sejam
escolas Técnicas Integrais. Iremos preparar a nossa juventude para que ela
dispute o mercado de trabalho”, observou o governador.
João Azevêdo ainda ressaltou que essa
expansão de escolas fez com que a Paraíba se tornasse o primeiro estado do
Brasil em oferta de Ensino Médio em Tempo Integral. “E vamos ampliar ainda mais
esse número. Serão mais 25 escolas nesse modelo que farão a diferença na vida
de muitos jovens. Fico muito feliz por termos nos tornado o estado brasileiro
com maior número de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral”, comemorou.
E o governador também comentou sobre a
convocação de professores para a Rede Estadual de Ensino. “É bom lembrar que
estamos chamando agora mais 65 professores aprovados naquele concurso de 2019.
Eles vão ocupar cargos efetivos em 13 Regionais de Ensino. Professores fiquem
atentos que no Diário Oficial do dia 29 de janeiro será publicada essa
convocação”, afirmou.
Para o secretário da Educação Claudio
Furtado, “transformar a Rede Estadual de Ensino na maior rede de ensino
integral, é fruto dos investimentos do Governador na Educação. Hoje, ao
compararmos com outros estados, temos o maior percentual de matrículas do
Ensino Médio em tempo integral do Brasil, um resultado que dá oportunidade aos
estudantes de se desenvolverem em currículo acadêmico diferenciado, despertando
as habilidades para o mundo profissional”, disse.
O Modelo - O Programa Escola Cidadã
Integral é um novo modelo de escola pública que tem a proposta de organização e
funcionamento em tempo único (integral). É uma política pública e está inserida
no Plano Nacional de Educação, de acordo com a meta 6: “Oferecer educação em
tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender,
pelo menos, 25% dos (as) alunos (as) da educação básica” e também no Plano
Estadual de Educação.
O programa tem como foco a formação dos
jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias
específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se
sentirem integrantes do seu projeto de vida. Essas escolas são organizadas com
salas temáticas, laboratórios de informática e ciências, e outros espaços de
vivências, onde os jovens podem transitar, a partir do seu projeto de vida, em
suas competências cognitivas e socioemocionais, de forma a desenvolver as suas
potencialidades, sempre apoiado no protagonismo juvenil.
Escolas Cidadãs Integrais Técnicas -
Dentro dessa proposta, existem também as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas.
Elas seguem o mesmo modelo que a Escola Cidadã Integral, mas têm como
diferencial os cursos técnicos, que visam à formação dos jovens para atuarem no
mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se
reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.
O Programa de Educação Integral tem um
currículo diversificado e com organização curricular flexível. O currículo
escolar conta com as disciplinas obrigatórias da base, parte diversificada,
componentes integradores e também as disciplinas eletivas que são elencadas a
partir da escolha dos estudantes de acordo com seu interesse na aptidão.
Secom PB
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