Durante o ‘I Seminário Transformação Digital na Educação e na Ciência e Tecnologia’, governador lança programa que disponibiliza notebooks para professores
Teve início nesta terça-feira (01), às 14h, o “I Seminário Transformação Digital na Educação e na Ciência e Tecnologia: práticas inovadoras e criativas”, uma realização do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), em parceria com o Sebrae Paraíba.
O evento se estende
até dia 03, transmitido pelo canal no Youtube da SEECT-PB, A audiência em tempo
real do evento neste primeiro dia ultrapassou 14.500 acessos com a presença
online de professores, técnicos, gestores e estudantes das 14 Regionais de
Ensino da Paraíba, além de público em geral de diversos estados.
A abertura foi feita pelo
governador João Azevedo de forma remota, sendo sucedido pelos integrantes do
Primeiro Painel, Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia,
Cláudio Furtado, o superintendente do Sebrae, Walter Aguiar, o presidente da
Undime Paraíba, Michael Lopes e representando os estudantes da Rede Estadual de
Ensino, a egressa Glenda Targino. O historiador Leandro Karnal ministrou a
palestra principal.
O governador João Azevêdo
destacou as exigências dos novos tempos vivenciados por todos e que novas
visões de mundo precisam estar integradas ao ensino nas escolas públicas: “Esse
é o nosso desafio na gestão pública, fazer com que a escola acompanhe o mesmo
ritmo de inovação ao qual nossas crianças passaram a ter acesso nos últimos
anos”. O gestor estadual lembrou que mais de 54 milhões de estudantes em todo o
Brasil foram retirados das salas de aula, enquanto se buscavam soluções
digitais enquanto se permitisse a continuidade do ensino.
Programa Paulo Freire - João
Azevêdo anunciou o lançamento do “Programa Paulo Freire - Conectando saberes”,
destinado a estimular a inclusão digital dos educadores da Rede Estadual de
Ensino de forma a melhorar a qualidade da educação básica por meio da
valorização dos profissionais da educação básica no processo de execução
pedagógica do Plano Estadual de Educação da Paraíba (PEE/PB), bem como, do
Plano Educação para Todos em Tempos de Pandemia (PET/PB). Os professores que
estão na ativa receberão um abono de R$ 3 mil para aquisição de um computador
portátil. De acordo com o edital, são 17.209 professores aptos a participarem
do programa para o qual está previsto o investimento de R$ 51.627.000,00.
Ele ainda anunciou a realização
do “Progr{ame}-se: Programa Meninas na Ciência e Tecnologia”, que irá
incentivar nas escolas a presença das meninas nas ciências, exatas, tecnologias
e engenharias, a fim de fomentar projetos de pesquisa, tecnologia e inovação.
Além disso, o Governo Estadual irá fornecer aos estudantes e professores da
rede estadual de ensino uma franquia mensal de pacote de dados de, no mínimo
20GB, a ser realizado por meio de um SIM CARD 3G/4G, que permite a conexão por
diferentes operadoras.
O integrante da Assessoria de Comunicação da SEECT, jornalista Luís Eduardo, que apresentou o evento, conduziu rodadas de perguntas aos integrantes do Primeiro Painel, os quais relataram suas experiências frente às mudanças ocorridas desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020.
O secretário da SEECT, Claudio Furtado,
comparou a atual ruptura com um marco histórico: “O Século XX estaria acabado
historicamente agora. É como se fosse a tomada de Constantinopla (evento que
finalizou o Império Bizantino). Essa pandemia, em termos de tecnologias para a
educação, foi a queda de Constantinopla: a escola não será mais a mesma, essas
ferramentas serão utilizadas e temos que pensar sempre, como falou nosso
governador, em dar melhores condições para os professores para continuar com
essa revolução na educação”.
Na oportunidade, o
superintendente do Sebrae-PB Walter Aguiar, reforçou o fator imprevisível
causado pela pandemia e ressaltou que a própria instituição precisou
implementar uma série de adaptações para dar seguimento às atividades. Mas foi
a relação empreendedorismo-escola sua principal abordagem: “Achamos fundamental
o empreendedorismo dentro da educação. Quando essa cultura passa pelas escolas,
insere na vida das pessoas o processo de empreender.” O Sebrae-PB mantém
parceria com a rede estadual de ensino e em cerca de 60 municípios, trabalhando
o empreendedorismo desde o Ensino Fundamental.
Para o presidente da Undime
Paraíba, Michael Lopes, a pandemia proporcionou um momento de buscar parcerias
para executar a transformação digital. “Professores não sabiam mexer em
ferramentas digitais e tiveram que aprender; escolas não tinham equipamentos ou
acesso à Internet e precisaram adquirir.” Ele ressaltou também que a parceria
com a SEECT foi fundamental para o sucesso que os municípios têm tido no novo
processo de educação. “A Secretaria (SEECT) tem dado as mãos e tem mostrado o
caminho por onde percorrer”.
As palavras da estudante egressa
do Ensino Médio da Rede Estadual, Glenda Targino, aprovada em segundo lugar no
curso de Medicina na UFPB, comoveu os integrantes do painel e os
ouvintes. Em seus depoimentos ela salientou a importância dos programas de
ensino, especialmente o esforço em mantê-los durante a pandemia: “Me adaptar ao
ensino remoto foi complicado porque era um ambiente onde nos divertíamos e
agora seria usado de forma diferente, para estudar. Se não fosse o Se liga no
Enem, eu não teria chegado até aqui, não só pelas aulas, o conteúdo, mas
especialmente pelo apoio emocional”. Glenda foi aprovada no último ENEM em
segundo lugar para Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, um sonho que
tinha. Mas não somente isso, os conceitos de empreendedorismo a incentivaram a
dar aulas de inglês para pessoas que irão fazer o ENEM, a segunda língua que
ela aprendeu no Canadá ao participar de outro programa estadual, o Gira Mundo.
Palestra de Leandro Karmal -
O convidado especial deste primeiro dia do Seminário, o historiador, doutor
pela USP, Leandro Karnal, que também é professor, falou sobre “A criatividade
como ferramenta de transformação: salas de aulas virtuais, novas formas de
aprender e ensinar”. Karnal colocou no início de sua palestra a diferença entre
o “ser protagonista” e o “ser o reclamador”. “O protagonista entende que ele é
parte da solução para os problemas que estão acontecendo. O protagonista não
reclama, ele critica de forma a direcionar para uma solução, um caminho para
melhorar. Como o processo poderia funcionar melhor? Reclamação não leva a
nada.” Essa visão é aplicada pedagogicamente no ensino das escolas públicas
estaduais, juntamente com a formulação de objetivos de vida de cada estudante,
a partir da descoberta de seu próprio sonho. Como Glenda Targino declarou: “Eu
sonho em ver outros estudantes conquistarem seus sonhos, da mesma forma que eu
consegui conquistar os meus”.
Leandro Karnal desafiou os
professores a desenvolver nos alunos a capacidade de enfrentar problemas de
forma criativa. “Hoje, acima de tudo, o professor tem que saber que a memória é
importante, mas que hoje a memória está arquivada em máquinas. Isso é ruim, é
bom? Não sei, é um debate. Mas a minha memória tem que estar livre para
aprender conceitos novos. A educação não pode ser para ensinar um procedimento
técnico que vai desaparecer. Ela tem que ser para buscar, pesquisar. O mais
importante é ensinar aos alunos a pesquisar, aprender a distinguir verdades de
fake news, oferecer aos alunos mais perguntas, mais problemas para se
resolver”.
O Seminário - O “I Seminário Transformação Digital na Educação e na Ciência e Tecnologia: práticas inovadoras e criativas” segue quarta (02), com debate sobre o eixo: “Ciência, Tecnologia & Inovação e Educação Profissional: Projetos de transformação social”, cujas principais palestrantes serão Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, presidente do Conselho do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil e Karina Barros Calife Batista, médica, Doutora em medicina preventiva, membro da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.
O último dia de
evento (03/06) contará com a Aula Magna: “José Lins do Rego: Menino de Engenho,
ontem e hoje”, com a presença de Maria Christina Lins do Rego Veras, escritora
e filha de José Lins do Rego, Valéria Veras, arquiteta, curadora e responsável
pela reconstituição do acervo biográfico do seu avô José Lins do Rego e o
professor Christus Nóbrega, Artista e professor do Instituto de Artes da UnB.
Doutor em Arte Contemporânea.
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