O Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE) aprovou
nessa quinta-feira (17) o Documento com a Proposta Curricular do Ensino Médio
da Paraíba - PCEM/PB. O novo currículo passa a valer em 2021 na Rede Estadual
de Ensino. A Paraíba é o segundo estado no Brasil a aprovar o novo referencial
curricular.
Em novembro de 2020 o documento
foi enviado ao CEE para ser analisado e aprovado. Agora, com a finalização
desta fase, todas as escolas de ensino médio da Rede Estadual paraibana terão à
sua disposição um documento orientador das aprendizagens essenciais que os
alunos devem desenvolver ao longo da etapa, de modo que tenham assegurados seus
direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o estabelecido
na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
A partir de 2021 as ações se
concentram na Formação Continuada dos Profissionais da Rede Estadual e na
elaboração ou revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Em seguida,
será iniciado o trabalho com a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba implementado
o novo Ensino Médio de forma gradativa nas escolas da rede.
A elaboração da Proposta
Curricular do Ensino Médio da Paraíba teve início em 2019, desde então, o
documento passou por três versões preliminares, na qual cada etapa,
especialistas convidados e a comunidade escolar puderam discutir e colaborar
por meio de consultas públicas. Essas ações são coordenadas pela Secretaria de
Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), seguindo plano de
trabalho próprio e cronograma validado pelo Ministério da Educação (MEC).
Para o secretário de Estado da
Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, “a Paraíba vem sendo
exemplo, é o segundo estado que foi aprovado pelo Conselho Estadual de
Educação, com proposta inovadora, voltada para o projeto de vida do aluno, que
já e uma marca do nosso ensino integral e passa ser uma marca agora do ensino
médio nas escolas da Rede Estadual. Quero parabeniza a todos envolvidos da
secretaria, gerentes, secretários, estudantes e professores", disse.
A Gerente do Ensino Médio, Léia
Gonçalo, enfatizou o processo participativo e a importância da proposta. “A
Paraíba está de parabéns, a nossa Proposta de currículo para o Novo Ensino
Médio é um trabalho primoroso, de uma qualidade fantástica e construído com várias
mãos. Ouvimos professores, gestores a estudantes, além da leitura e
contribuição de especialistas das Universidades. A aprovação pelo Conselho
Estadual de Educação foi por unanimidade e agora estamos na expectativa para
colocar em prática nas nossas escolas a partir de 2021", contou.
Novo Ensino Médio -
O Novo Ensino Médio deve oferecer diferentes possibilidades
de escolhas aos estudantes, a partir dos itinerários formativos que terão foco
nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Com essas
mudanças, é esperado que os jovens estejam mais preparados e estimulados a
fazer escolhas e tomar decisões a partir do protagonismo juvenil, que é a base
de toda a estrutura do Novo Ensino Médio.
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