O ano de 2020
marca o centenário do economista paraibano Celso Furtado. Nascido na cidade de
Pombal, no sertão da Paraíba, Furtado foi um dos grandes intelectuais
brasileiros do século XX e chegou a ser Ministro do Planejamento e Ministro da
Cultura entre as décadas de 1960 e 1980. Em comemoração ao centésimo
aniversário do ilustre paraibano, a Secretaria de Estado da Educação e da
Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) publica neste sábado (25) o edital do “Desafio
Celso Furtado: Os ares do mundo - Escola, Criatividade e Desenvolvimento
Regional”, visando estimular projetos de desenvolvimento regional sustentável
para problemáticas locais com os alunos do Ensino Médio e EJA da Rede Estadual
de Ensino. Estudantes e professores que forem premiados receberão uma bolsa de
iniciação científica por 12 meses.
O projeto tem como objetivo aproximar os
estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino da vida e obra de Celso
Furtado, buscando estimular o interesse por elementos históricos e econômicos
que perpassam a realidade brasileira, utilizando-os como base para promover
reflexões sobre o contexto em que se encontra cada unidade escolar,
identificando problemáticas e propondo soluções. Serão investidos um total de
R$155.400 reais em bolsas de iniciação científica e bolsas auxilio para
orientações e formações.
Trilhas do Conhecimento - O desafio será desenvolvido em duas etapas: etapa
escolar e etapa estadual, considerando diferentes atividades a serem
realizadas. Para o desenvolvimento das etapas, serão traçadas Trilhas de
Conhecimento, que irão permitir aos estudantes e professores observar a
realidade e propor soluções para problemáticas locais, conectando o pensamento
de Celso Furtado à Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas
(ONU). Assim, será possível partir da compreensão global dos desafios para o
desenvolvimento das sociedades, contextualizando-os, a fim de propor soluções
inovadoras para as problemáticas locais.
As trilhas em que os alunos deverão se basear
são: ‘Bem estar socioambiental, ‘Desenvolvimento regional sustentável’ e
‘Instituições eficazes’ . Na Etapa Escolar deverá ser implementada uma
metodologia para o desenvolvimento dos projetos que considera as seguintes
fases: compreensão do problema, projeção de soluções, prototipagem e
implantação.A Etapa Estadual corresponderá a um encontro virtual para que os
projetos selecionados para a esta etapa possam realizar a defesa da solução
desenvolvida (Pitch). Para esta etapa, deverá ser apresentado e defendido o
projeto de implantação que contemple a solução para o problemática estudada.
Premiação - Os alunos e professores que vencerem cada Trilha do
Conhecimento estarão aptos a receberem uma bolsa de iniciação científica a
serem implementadas em cooperação com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba
(FAPESQ/PB), durante o prazo de 12 meses, no valor de R$ 400,00 para os
estudantes; e R$ 600,00 para os professores orientadores.
Vejam a lista das escolas da 4ª Gre que estão
participando do desafio:
Setor mineral em foco com Ascom PB.
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