ESCOLAS DA 4ª GRE PARTICIPAM DO “DESAFIO CELSO FURTADO”



O ano de 2020 marca o centenário do economista paraibano Celso Furtado. Nascido na cidade de Pombal, no sertão da Paraíba, Furtado foi um dos grandes intelectuais brasileiros do século XX e chegou a ser Ministro do Planejamento e Ministro da Cultura entre as décadas de 1960 e 1980. Em comemoração ao centésimo aniversário do ilustre paraibano, a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) publica neste sábado (25) o edital do “Desafio Celso Furtado: Os ares do mundo - Escola, Criatividade e Desenvolvimento Regional”, visando estimular projetos de desenvolvimento regional sustentável para problemáticas locais com os alunos do Ensino Médio e EJA da Rede Estadual de Ensino. Estudantes e professores que forem premiados receberão uma bolsa de iniciação científica  por 12 meses.

O projeto tem como objetivo aproximar os estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino da vida e obra de Celso Furtado, buscando estimular o interesse por elementos históricos e econômicos que perpassam a realidade brasileira, utilizando-os como base para promover reflexões sobre o contexto em que se encontra cada unidade escolar, identificando problemáticas e propondo soluções. Serão investidos um total de R$155.400 reais em bolsas de iniciação científica e bolsas auxilio para orientações e formações.

 

Trilhas do Conhecimento - O desafio será desenvolvido em duas etapas: etapa escolar e etapa estadual, considerando diferentes atividades a serem realizadas. Para o desenvolvimento das etapas, serão traçadas Trilhas de Conhecimento, que irão permitir aos estudantes e professores observar a realidade e propor soluções para problemáticas locais, conectando o pensamento de Celso Furtado à Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, será possível partir da compreensão global dos desafios para o desenvolvimento das sociedades, contextualizando-os, a fim de propor soluções inovadoras para as problemáticas locais.

As trilhas em que os alunos deverão se basear são: ‘Bem estar socioambiental, ‘Desenvolvimento regional sustentável’ e ‘Instituições eficazes’ . Na Etapa Escolar deverá ser implementada uma metodologia para o desenvolvimento dos projetos que considera as seguintes fases: compreensão do problema, projeção de  soluções, prototipagem e implantação.A Etapa Estadual corresponderá a um encontro virtual para que os projetos selecionados para a esta etapa possam realizar a defesa da solução desenvolvida (Pitch). Para esta etapa, deverá ser apresentado e defendido o projeto de implantação que contemple a solução para o problemática estudada.

Premiação - Os alunos e professores que vencerem cada Trilha do Conhecimento estarão aptos a receberem uma bolsa de iniciação científica a serem implementadas em cooperação com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ/PB), durante o prazo de 12 meses, no valor de R$ 400,00 para os estudantes; e R$ 600,00 para os professores orientadores.

 

Vejam a lista das escolas da 4ª Gre que estão participando do desafio: 



Setor mineral em  foco com Ascom PB. 

Comentários