Secretário Executivo de Educação da Paraíba apresenta métodos avaliativos para ensino remoto



Com as escolas fechadas há quase 4 meses e sem pretensão ou previsão de retorno às aulas presenciais, a pauta sobre a forma de como avaliar no Regime Especial de Ensino se tornou recorrente Partimos do pressuposto de que a comunicação hoje, é extremamente importante na vida do ser humano. 


Com o surgimento de novas tecnologias, além da sofisticação e aprimoramento de métodos de comunicação já existentes, afloram a cada dia, novas alternativas, tornando mais dinâmicas as possibilidades de comunicação. 

As inovações tecnológicas encurtaram as distancias e a mobilidade é a principal característica. Não faz muitos anos, as informações que circulavam nos órgãos públicos se davam através de malotes, ou telefonemas. Os nomes do alto escalão eram desconhecidos pela maioria da população que não tinha um canal direto para sugerir, reclamar ou dar apoio. 

Os métodos avaliativos para o ensino remoto

 No entanto, os tempos são outros. Unindo eloquência, destreza e um carisma que só ele tem, na última quinta-feira (9), através de uma live no seu Instagram @gabriel_gomespb, o Secretário Executivo de Gestão Pedagógica, Gabriel Gomes, que é bem presente nas mídias sociais, repassou orientações pedagógicas aos professores, diretores, equipes de apoio, das gerências, estudantes da Rede Estadual de Ensino, entre outros. 



O mesmo apresentou as propostas de arquitetura avaliativa baseada nas resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNN) e no Conselho Estadual de Educação (CEE) que se adequa ao calendário escolar para cumprir com as 800 horas exigidas. Uma diretriz construída em conjunto com uma equipe fortemente dedicada a pensar possíveis soluções sobre quais poderiam ser os métodos para avaliar os estudantes no período de Regime Especial de Ensino.


 O documento abrange todas as modalidades que a Rede Estadual de Ensino oferta, ou seja, a Educação Infantil, o Ensino Fundamental - Anos Iniciais, o Ensino Fundamental – Anos Finais, o Ensino Médio e também a Educação de Jovens e Adultos, e isto, dividido em três públicos: os estudantes que participaram das atividades de ensino remoto via material impresso disponibilizado na escola, os estudantes que não tem acesso ao ensino remoto no período de distanciamento social e os estudantes que participam do ensino remoto via plataformas na web. 

Elencada de forma simples e didática, todas as orientações são possibilidades plausíveis e apresentam, inclusive, referências para pesquisa. A flexibilidade nas ações pedagógicas nos permite entender que os métodos avaliativos apresentados não visam uma distribuição de notas, mas tem o objetivo de detectar o que o estudante aprende e instigá-lo a efetivar a autonomia, solidariedade e competência. 

Para Gabriel Gomes, o Estado tem estruturado e organizado um monitoramento periódico onde se dialoga abertamente com todos os interessados buscando garantir ações eficientes e de amplo alcance. “É fundamental, então, que nossos estudantes possam, no futuro, olhar para trás e perceber que o ano de 2020 não foi em vão em termos de aprendizagem escolar. 


A escola, por sua vez, precisa reafirmar o seu papel como mediadora do conhecimento e estar ciente da sua importância na formação de base do nosso corpo discente”.

 O Secretário democrático 

Na Paraíba, um nome da Educação no Estado que tem se destacado positivamente e associado a inovação e crescimento é o do atual Secretário Executivo de Gestão Pedagógica, Gabriel Gomes. Uma figura pública relativamente jovem, aos 30 anos coleciona uma série de conquistas e um currículo invejável que o projetam como a mente perspicaz que tem. Conduzindo com excelência as ações pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, desenvolve seu trabalho com êxito e coerência, proporcionando um avanço com diálogo aberto e plenamente transparente. Afinal, quem faz um bom trabalho não tem medo de abrir espaço para a participação.


Fonte: Portal vale noticias 



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