TÉC FALOU DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO TÉCNICO NOS TEMPOS DE HOJE. NO PODCAST COM ADAIANO FARIAS.

O Técnico em Mineração, Antonio de Pádua Sobrinho, participou nesta terça-feira, 23 de junho do Podcast com Adaiano Farias e convidados, na ocasião ele compartilhou um pouco da sua experiência e falou da importância do ensino Técnico.


Segundo Pádua, o ensino técnico nos tempos de hoje é uma  grande oportunidade,  o ensino superior é um caminho mais não é o único, por exemplo, minha vida mudou quando ingressei  no Curso Técnico em  Mineração  aqui no  IFPB campus Picuí. 

" O curso Técnico me abriu portas, me dediquei  aos estudos e a pesquisa até alcançar o reconhecimento pelas muitas contribuições para a pesquisa científica na área de mineração, fui estagiário da Companhia de desenvolvimento dos recursos minerais da Paraíba,(CDRM), onde dei apoio as cooperativas de mineradores na região do Seridó Paraibano, atuando com levantamento de áreas e mapeamento geológico, que me ajudou na construção do meu projeto de vida e ganhar maturidade Profissional" Disse 

"De lá para cá,  fui  conquistando  meu espaço no mercado de trabalho, em 2012 comecei como Professor em Santa Luzia, lecionando em um curso técnico, depois fui trabalhar na Secretária de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba( SEECT),na comissão executiva de educação Integral(CEEI), atuando na expansão do ensino técnico na Paraíba, em seguida passei a atuar como articulador do setor produtivo das escolas cidadãs integrais técnicas, ou seja, fazendo a ponte entre as escolas técnicas e as empresas e por fim, tive a oportunidade de ficar a frente de um dos programas mais inovadores da rede de  ensino técnico do Estado   que o  Programa Estadual Primeira chance, que articula as escolas técnicas com o setor produtivo local e regional e possibilita que os estuantes tenham sua primeira experiência Profissional. " Destacou

" Então sem dúvida os cursos  técnicos  são  importantes para os jovens, que podem ingressar em  curso técnico integrado ao ensino médio,  e caso ele não obtenha   exito no enem poderá ser  inserido no mercado de trabalho, como também aqueles que  conseguem entrar na universidade,ajudando -os  a se manterem e muitas vezes custear seu curso superior além de ajuda-los na parte acadêmica, pois os estudantes que fazem  um curso técnico  ganha conhecimento e maturidade profissional,um exemplo são os estudantes  que entram em cursos superiores como Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia elétrica , se eles  tiverem  já um curso técnico como Edificações,Mineração e eletrônica que são oferecidos pelo IFPB, Picuí, sem dúvida  terão um melhor rendimento acadêmico e profissional."  Concluiu 






Comentários