TIPOLOGIA DAS MINERALIZAÇÕES NO MUNICÍPIO DE PICUÍ

Por: Francisco de Assis Souza
Antônio de Pádua Caetano de Lima Sobrinho



O município de Picuí localizado no Seridó oriental Paraibano Encontra-se assentado sobre o embasamento cristalino pré-cambriano, dominado pelo regime estrutural da Província Pegmatítica da Borborema de Almeida, et. al. (1974).


Os corpos pegmatíticos encontram-se dispostos de forma tabular a ovalada, encaixados nos granada-biotita-xistos, nos flancos ou charneiras de dobras, concordantes com a foliação regional. Santos (2002) classifica estes plútons como datados do Proterozóico Superior (650 m.a..), relacionados à tectogênese Brasiliana. 

A gênese desses corpos pode estar relacionada às áreas periféricas aos plútons graníticos colocados na base do Grupo Seridó do Proterozóico Médio ao Superior (plútons da série tipo S de Biondi,1986). A composição mineralógica é caracterizada pela ocorrência de cristais gigantes de quartzo e feldspato, bolsões de mica e secundariamente por minerais raros tais como turmalina, berilo e tantalita. Os minerais essenciais são usados na indústria cerâmica e de cimento enquanto e os minerais raros são usados na indústria eletroeletrônica.


Os corpos granitoides ocorrem em batólitos e stocks de forma ovalada, intrusivos na base da crosta à mesma época que os pegmatitos. Texturalmente variam de gran fina a pegmatítica, e a mineralogia é composta de quartzo, feldspato e mica. Possui empregos variados, tanto na indústria de rochas ornamentais para revestimento e peças, na construção civil na forma brita e pedra rachão e pavimentação na forma de pararelelepípedos e meio-fios.

Os depósitos de argilominerais são classificados como do tipo sedimentar, também conhecidos como secundários, originados do material argiloso gerado pelos processos de intemperismo, transportado pelas correntes e depositados ao longo dos vales e bacias isoladas, constituindo camadas descontínuas, compostas por argilas quaternárias, argilitos, siltitos, folhelhos, lamitos, ritmitos, etc, que queimam em cores avermelhadas. São empregadas principalmente na fabricação de telhas e tijolos

Comentários