Acordar cedo de
segunda a sexta-feira, chegar às 7h na escola e cumprir uma carga horária de
nove horas. Essa é a rotina da estudante Gabryelly Alves, de 16 anos,
aluna do 2º ano da Escola Cidadã Integral Técnica Erenice Cavalcante Fideles,
em Bayeux, que estudava em escola particular e decidiu se matricular na escola
pública. Ao chegar, a aluna se prepara para o acolhimento, realizado todos os
dias às 7h15 pela equipe gestora, alunos e professores antes do início das
aulas. A recepção acontece em frente ao auditório da unidade, através de
músicas, placas motivacionais e confraternização entre todos.
Após o acolhimento, Gabryelle segue
para a sala de aula. As disciplinas diversificadas são alternadas com as
disciplinas da base comum, isso ajuda na dinâmica do ensino e aprendizagem.
Gabryelle gosta mais de Estudo Orientado e Eletiva, mas o dia preferido da
estudante é a sexta-feira com início das aulas de Química e Matemática. Os
horários de pausa são 9h10 para lanche, 12h para o almoço e 15h para mais um lanche,
e duram vinte minutos. Nesses momentos, ela aproveita para se aproximar
dos amigos, conversar, jogar dominó e participar do clube de muay thai (arte
marcial tailandesa). O horário das aulas termina às 17h.
Apesar
do tempo de aula ampliado, a rotina em uma escola integral é produtiva e traz
satisfação para a estudante. “O método de escola cidadã é maravilhoso, pois
temos várias oportunidades na escola que enriquecem não só nossa vida enquanto
estudantes, mas também nossa vida pessoal. Nós temos que aproveitar essas
oportunidades, fazer novos amigos e aprender a ser cidadãos de verdade. É disso
que mundo está precisando e é o que aprendemos numa Escola Cidadã” ressaltou
Gabryelle.
Em 2016, o
Governo do Estado implantou o Programa das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) e
Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs), com um Modelo Pedagógico e de
Gestão Escolar centrado no Protagonismo Juvenil e no Projeto de Vida dos
estudantes. A Paraíba já inseriu o novo método em 100 escolas estaduais, 66
ECIs e 34 ECITs. São 35 mil vagas ofertadas e com a expansão, em janeiro de
2019, serão mais de 150 escolas, ofertando 45 mil vagas para estudantes da rede
estadual de ensino.
O
método é um novo conceito de escola em que os Modelos Pedagógico e de Gestão
Escolar estão intimamente associados e constituem o organismo que possibilita
transformar a visão e a missão da escola em efetiva ação cotidiana. No padrão
das ECIs e ECITs a jornada é de nove horas, incluindo três refeições diárias. A
metodologia foi implantada para os alunos do ensino médio, e, em algumas
escolas envolve também o segundo seguimento do ensino fundamental.
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