GOVERNO EXPANDE ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS E TRANSFORMA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA PARAÍBA


Acordar cedo de segunda a sexta-feira, chegar às 7h na escola e cumprir uma carga horária de nove horas.  Essa é a rotina da estudante Gabryelly Alves, de 16 anos, aluna do 2º ano da Escola Cidadã Integral Técnica Erenice Cavalcante Fideles, em Bayeux, que estudava em escola particular e decidiu se matricular na escola pública. Ao chegar, a aluna se prepara para o acolhimento, realizado todos os dias às 7h15 pela equipe gestora, alunos e professores antes do início das aulas. A recepção acontece em frente ao auditório da unidade, através de músicas, placas motivacionais e confraternização entre todos.
Após o acolhimento, Gabryelle segue para a sala de aula. As disciplinas diversificadas são alternadas com as disciplinas da base comum, isso ajuda na dinâmica do ensino e aprendizagem. Gabryelle gosta mais de Estudo Orientado e Eletiva, mas o dia preferido da estudante é a sexta-feira com início das aulas de Química e Matemática. Os horários de pausa são 9h10 para lanche, 12h para o almoço e 15h para mais um lanche, e duram vinte minutos.  Nesses momentos, ela aproveita para se aproximar dos amigos, conversar, jogar dominó e participar do clube de muay thai (arte marcial tailandesa). O horário das aulas termina às 17h.
Apesar do tempo de aula ampliado, a rotina em uma escola integral é produtiva e traz satisfação para a estudante. “O método de escola cidadã é maravilhoso, pois temos várias oportunidades na escola que enriquecem não só nossa vida enquanto estudantes, mas também nossa vida pessoal. Nós temos que aproveitar essas oportunidades, fazer novos amigos e aprender a ser cidadãos de verdade. É disso que mundo está precisando e é o que aprendemos numa Escola Cidadã” ressaltou Gabryelle.

Em 2016, o Governo do Estado implantou o Programa das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs), com um Modelo Pedagógico e de Gestão Escolar centrado no Protagonismo Juvenil e no Projeto de Vida dos estudantes. A Paraíba já inseriu o novo método em 100 escolas estaduais, 66 ECIs e 34 ECITs. São 35 mil vagas ofertadas e com a expansão, em janeiro de 2019, serão mais de 150 escolas, ofertando 45 mil vagas para estudantes da rede estadual de ensino.
O método é um novo conceito de escola em que os Modelos Pedagógico e de Gestão Escolar estão intimamente associados e constituem o organismo que possibilita transformar a visão e a missão da escola em efetiva ação cotidiana. No padrão das ECIs e ECITs a jornada é de nove horas, incluindo três refeições diárias. A metodologia foi implantada para os alunos do ensino médio, e, em algumas escolas envolve também o segundo seguimento do ensino fundamental.



Secom /PB

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