Entre os dias 30/10 e 01/11,
alunos da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido e ECI Orlando Venâncio
dos Santos, acompanhados por Maria Medeiros, gerente da 4ª GRE, os professores Ramon Fonseca, Mateus Dantas, J.F. Adelino, Edna Silva, Elisângela Costa e Ariane Xavier, os coordenadores pedagógicos das escolas, Emanuel Azevedo Silva e Giorgianna Macedo e a assessora regional Gislayny Costapercorreram escolas estaduais e municipais da
região para apresentar o modelo desenvolvido nas Escolas Cidadãs Integrais.
Vale ressaltar que as ECI e ECIT são referências no sistema educacional.
Implantado pelo Governo da Paraíba, o modelo atende aos planos estadual e
nacional de Educação, cujo foco é a formação dos jovens por meio de um desenho
curricular diferenciado. Em 2018, haverá um aumento de 33 para 100 Escolas
Cidadãs Integrais
Na ocasião os alunos
protagonistas apresentaram a proposta pedagógica desenvolvida nas escolas
principalmente no que diz respeito às disciplinas e o modelo de educação
integral.
1)
O que é a Escola Cidadã Integral?
Trata-se de um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba, com
a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). É uma
política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação (Meta 6:
“Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento)
das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por
cento) dos (as) alunos (as) da educação básica) e também no Plano Estadual de
Educação.
O programa tem como foco a formação
dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias
específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se
sentirem integrantes do seu projeto de vida.
2)
O que é a Escola Cidadã Integral Técnica?
A Escola Cidadã Integral Técnica seguirá o mesmo
modelo que a Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos
técnicos, que visam a formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho.
Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas
em seus locais de atuação.
3)
Como funcionam?
O período letivo tem a duração diária de 9 horas e 30 minutos, com
refeições incluídas (almoço e lanche). Nesse espaço de tempo, além das
disciplinas obrigatórias, os estudantes poderão escolher matérias para
enriquecer o currículo, como música, teatro, cinema, empreendedorismo e
fotografia. Também será possível ingressar em clubes juvenis, como o
jornalzinho da escola, a rádio da escola, entre outros.
4)
Caso eu seja aluno de uma escola selecionada para o novo formato em tempo
integral e não queira participar dessa modalidade, como proceder?
Caso
seja aluno de uma escola que agora oferece educação integral e não queira
permanecer no modelo, basta procurar outra instituição próxima à sua residência
para se matricular e dar continuidade aos estudos. Esse é um modelo de escolha,
não podendo ser imposto aos estudantes se adequarem a ele.
5)
Como será a organização do tempo na escola?
A carga horária é das 7h30 às 17h00, sendo uma
hora e vinte minutos para almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche
da manhã e da tarde. O almoço e os dois lanches serão ofertados dentro da
escola.
6)
Qual o diferencial da Educação Integral?
Terá uma estrutura diferenciada, um currículo
inovador e o tempo de permanência dos estudantes será de 9 horas e 30 minutos,
construindo uma formação autônoma, competente e solidária, formando os jovens
para o mundo do trabalho e contribuindo na construção de um projeto de vida.
7)
Como serão as disciplinas da Educação integral?
Esse modelo tem um currículo diversificado e com
organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas
obrigatórias da base, parte diversificada, componentes integradores e também as
disciplinas eletivas que são elencadas a partir da escolha dos estudantes de
acordo com seu interesse a aptidão.
A organização curricular dessas
escolas será constituída, então, pela Base Nacional Comum (BNC), assim
entendida: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação
Física (área de Linguagens e Códigos); História, Geografia, Sociologia e
Filosofia (Ciências Humanas); Física, Química e Biologia (Ciências da Natureza)
e Matemática. Além dessas, temos os componentes integradores, nos quais se
incluem Projeto de Vida, Estudo Orientado e Vivências em Protagonismo Juvenil.
08)
Qual é a boa das Escolas Cidadãs Integrais e das Escolas Cidadãs Integrais
Técnicas?
Essas escolas serão organizadas com
salas temáticas, laboratórios de informática, ciências e outros espaços de
vivências, onde os jovens poderão transitar, a partir do seu projeto de vida,
em suas competências cognitivas e socioemocionais, de forma a desenvolver as
suas potencialidades.
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