ALUNOS DA ECIT - CUITÉ E DA ECI ORLANDO VENÂNCIO DIVULGAM O MODELO DE ESCOLA CIDADÃ NA REGIÃO.

Entre os dias 30/10 e 01/11, alunos da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido e ECI Orlando Venâncio dos Santos, acompanhados por Maria Medeiros, gerente da 4ª GRE, os professores Ramon FonsecaMateus DantasJ.F. AdelinoEdna SilvaElisângela Costa e Ariane Xavier, os coordenadores pedagógicos das escolas, Emanuel Azevedo Silva e Giorgianna Macedo e a assessora regional Gislayny Costapercorreram escolas estaduais e municipais da região para apresentar o modelo desenvolvido nas Escolas Cidadãs Integrais. Vale ressaltar que as ECI e ECIT são referências no sistema educacional. Implantado pelo Governo da Paraíba, o modelo atende aos planos estadual e nacional de Educação, cujo foco é a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado. Em 2018, haverá um aumento de 33 para 100 Escolas Cidadãs Integrais



 Na ocasião os alunos protagonistas apresentaram a proposta pedagógica desenvolvida nas escolas principalmente no que diz respeito às disciplinas e o modelo  de educação integral.


1) O que é a Escola Cidadã Integral?
             Trata-se de um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). É uma política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação (Meta 6: “Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica) e também no Plano Estadual de Educação.
O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida.
2) O que é a Escola Cidadã Integral Técnica?
             A Escola Cidadã Integral Técnica seguirá o mesmo modelo que a Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam a formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.
3) Como funcionam?
             O período letivo tem a duração diária de 9 horas e 30 minutos, com refeições incluídas (almoço e lanche). Nesse espaço de tempo, além das disciplinas obrigatórias, os estudantes poderão escolher matérias para enriquecer o currículo, como música, teatro, cinema, empreendedorismo e fotografia. Também será possível ingressar em clubes juvenis, como o jornalzinho da escola, a rádio da escola, entre outros.
4) Caso eu seja aluno de uma escola selecionada para o novo formato em tempo integral e não queira participar dessa modalidade, como proceder?
                       Caso seja aluno de uma escola que agora oferece educação integral e não queira permanecer no modelo, basta procurar outra instituição próxima à sua residência para se matricular e dar continuidade aos estudos. Esse é um modelo de escolha, não podendo ser imposto aos estudantes se adequarem a ele.

5) Como será a organização do tempo na escola?
             A carga horária é das 7h30 às 17h00, sendo uma hora e vinte minutos para almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche da manhã e da tarde. O almoço e os dois lanches serão ofertados dentro da escola.
  
6) Qual o diferencial da Educação Integral?
             Terá uma estrutura diferenciada, um currículo inovador e o tempo de permanência dos estudantes será de 9 horas e 30 minutos, construindo uma formação autônoma, competente e solidária, formando os jovens para o mundo do trabalho e contribuindo na construção de um projeto de vida.

7) Como serão as disciplinas da Educação integral?
             Esse modelo tem um currículo diversificado e com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias da base, parte diversificada, componentes integradores e também as disciplinas eletivas que são elencadas a partir da escolha dos estudantes de acordo com seu interesse a aptidão.
A organização curricular dessas escolas será constituída, então, pela Base Nacional Comum (BNC), assim entendida: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física (área de Linguagens e Códigos); História, Geografia, Sociologia e Filosofia (Ciências Humanas); Física, Química e Biologia (Ciências da Natureza) e Matemática. Além dessas, temos os componentes integradores, nos quais se incluem Projeto de Vida, Estudo Orientado e Vivências em Protagonismo Juvenil.

08) Qual é a boa das Escolas Cidadãs Integrais e das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas?
Essas escolas serão organizadas com salas temáticas, laboratórios de informática, ciências e outros espaços de vivências, onde os jovens poderão transitar, a partir do seu projeto de vida, em suas competências cognitivas e socioemocionais, de forma a desenvolver as suas potencialidades.



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