ALUNOS DO 3° ANO DO CURSO TÉC EM GEOLOGIA DO IFPB-PICUÍ ESTIVERAM ENVOLVIDOS EM TRABALHO DE CAMPO NA BACIA POTIGUAR.

Na última quinta e sexta feira os alunos do 3° Ano do Curso Técnico em Geologia do IFPB/ Campus Picuí,  estiveram envolvidos em Trabalho de Campo na Bacia Potiguar.
De forma a compor uma melhor compreensão do arcabouço estratigráfico, antes de chegar aos depósitos sedimentares da bacia, foram observados no caminho afloramentos pertencentes as rochas do embasamento: Complexo Caicó (ortognaisses e migmatitos), Formação Jucurutú (Paragnaissses), Formação Equador (quartzitos) e Formação Seridó (micaxistos). Além de granitoides do Brasiliano.
De frente ao Neck Vulcânico do Pico do Cabugi, foi realizada uma discussão alusiva aos magmatismos “Ceará Mirim” e “Macau”.
Já na Bacia Potiguar, entre as cidades de Açu e Mossoró/RN, foram trabalhados afloramentos de rochas siliciclásticas da Formação Açu (Conglomerados, Arenitos, Siltitos e Argilitos).
No dia seguinte foram visitados afloramentos contemplando as rochas químicas da Formação Jandaíra (Calcários da região de Apodi/RN) e uma discussão acerca dos evaporitos da região de Governador Dix Sept Rosado/RN.

Posteriormente, à caminho da cidade de Mossoró/RN, houve uma última parada em um campo produtor de petróleo para uma discussão envolvendo Geofísica e Geologia do Petróleo.

Este Trabalho de Campo tem por objetivo principal proporcionar ao aluno do Curso Técnico em Geologia do IFPB, uma abordagem geológica prática e profissional, de afloramentos em uma bacia sedimentar. Como são praticamente inexistentes na região de Picuí afloramentos sedimentares que proporcionem uma abordagem didática, durante os dois dias de campo são abordados conceitos alusivos as disciplinas de Petrografia Sedimentar, Fundamentos de Estratigrafia e Sistemas Deposicionais. São ainda discutidos temas relacionados à Geologia Estrutural, Mineralogia, Geofísica de Exploração, Pesquisa e Prospecção Mineral.

Comentários