Pular para o conteúdo principal

ENGº DE MINAS DO PARÁ SERÁ COLABORADOR DO BLOG SETOR MINERAL EM FOCO

O blog setor mineral em foco, tem a honra de divulgar  que o Engenheiro de Minas, Artur Silva Alves, do estado do Pará, será um dos nossos colaboradores, compartilhando experiências com nossos leitores.

 Artur Silva Alves

FORMAÇÃO
 · Graduado em Engenharia de Minas e Meio Ambiente - 2013 Universidade Federal do Pará (UFPA); · Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - 2017 Universidade da Amazônia (UNAMA).

 · Mestrado Profissional - 2017 Área: Lavra e Segurança do Trabalho na mineração Instituto Tecnológico Vale (ITV).

· Técnico em Química - 2008 Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET/PA).

EXPERIÊNCIA E ATIVIDADES PROFISSIONAIS.

· Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia - SEDEME

Função: Coordenador de Mineração Local: Belém/Pará Período: janeiro de 2015 até o presente momento Atribuições: Articulação com a Secretaria de Estado da Fazenda - SEFA, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS e Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM para fiscalização em conjunto da Taxa Mineral. Execução de auditorias de conformidade dos quantitativos de minério extraído e beneficiado, através do balanço de massa; analise do PAE, RAL e controle de produção e estoque, para efeito de certificação do valor da TFRM, utilizando as métricas dos documentos técnico, fiscal e contábil. Coordenador da comissão Estadual de implantação da ALPA em Marabá e ferrovia paraense.

· Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração – SEICOM

 Função: Coordenador de Projetos Estruturantes Local: Marabá/Pará Período: janeiro de 2014 a dezembro de 2014 Atribuições: Articulador do programa de desenvolvimento para gestores públicos dos municípios com atividade mineral em seu território, através do Programa Territórios com Mineração, gerando conhecimento socioambiental, administrativo e gestor. Execução de visitas nas mineradoras, bem como apresentação e inclusão das empresas no Cadastro Mineral (CERM) e interiorização das rotinas da secretaria, através da instalação de unidades administrativas regionais em Marabá, São Félix do Xingu e Itaituba.

 · Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA Função: Técnico em Química II do Laboratório de Química Geral e Inorgânica Local: Marabá / Pará Período: janeiro de 2012 até dezembro de 2013. Atribuições: Cotação, aquisição, controle, manutenção e reposição de materiais de consumo, permanentes e equipamentos para o laboratório. Assim como, supervisão de alunos - bolsistas lotados em projetos.

· Universidade Federal do Pará - UFPA

Função: Técnico em Química I do Laboratório de Química Geral e Inorgânica Local: Marabá / Pará Período: agosto de 2008 até dezembro de 2011. Atribuições: Preparação e monitoramento das disciplinas: Química Geral Experimental I e II, Físico-Química Experimental I e II, Química Analítica Quantitativa e Qualitativa Experimental, Química Orgânica Experimental I e II e Química Inorgânica Experimental.

· Universidade Federal de Minas Gerais Função: Estagiário de Engenharia de Minas Local: Belo Horizonte / MG Período: janeiro e julho de 2010 e janeiro de 2011. Atribuições: Participação em atividades complementares de pesquisa no laboratório de propriedades das interfaces e usina do departamento de engenharia de minas da UFMG. Durante este período auxiliei no desenvolvimento dos trabalhos nas linhas de micro flotação, flotação em bancada e projeto piloto, sob as orientações dos professores, Antônio Eduardo Clarck Peres e Denílson da Silva Costa. Trabalho de conclusão de curso em: influência da cadeia hidrocarbônica de coletores amazônicos na flotabilidade de apatita, calcita e quartzo.

IDIOMAS
· Inglês Intermediário.
INFORMATICA
Conhecimento básico em planejamento de mina (SURPAC); auto CAD2D e 3D; pacote office da microsoft (word, excel e power point).

CURSOS
· Excel avançado aplicado à mineração (2016. Carga horária 30h). Sigma Treinamentos Ltda
 · NR 22 - Segurança e saúde ocupacional na mineração (2016. Carga horária 40h). Sigma Treinamentos Ltda

· Metodologia de investigação radiométrica para áreas: ambiental, de engenharia e geologia de minas (2016. Carga horária: 20h). Serviço Geológico do Brasil - CPRM / Belém.

· Fiscalização, metodologia de apuração, arrecadação da CFEM, TFRM e multa (2015. Carga horária: 16h). Secretaria da Fazenda - SEFA.

· Técnicas de voo e manutenção preventiva do Veiculo Aéreo Não Tripulável. (2014. Carga horária: 120h). Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia - SEDEME.
· Legislação Ambiental e Legislação Minerária (2014. Carga horária: 30h). Universidade Federal do Pará - UFPA.

 · Formação de Blaster. (2012. Carga horária: 16h). Rio Grande Consultoria e Serviços de Mineração e Meio Ambiente.

 · Hidrodinâmica de Flotação (2012. Carga horária: 4h). Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

· Ferramentas de Segurança do Trabalho (2012. Carga horária: 4h). Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…