PRESIDENTE DA FIEP AFIRMA A IMPORTÂNCIA DA CONCLUSÃO DA DRAGAGEM DO PORTO DE CABEDELO PARA A EXPORTAÇÃO DE MINERAIS.

Por: Renata Duarte

Na última segunda-feira (10),de abril de 2016,  o presidente da FIEP,  Francisco de Assis Benevides Gadelha, participou juntamente parlamentares federais da Paraíba, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, em João Pessoa de reunião, com o propósito de apresentar uma emenda de bancada no valor de 50 milhões de reais, no intuito de concluir as obras do calado do Porto de Cabedelo, litoral Norte.
O processo de dragagem teve início em julho de 2010, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo PND - Plano Nacional de Dragagem - elaborado pela Secretaria dos Portos (SEP). Porém o contrato com a construtora foi quebrado em maio de 2012, e a dragagem foi interrompida em seu andamento com mais de 90 por cento de obra concluída, faltando apenas 294.000 metros cúbicos a ser dragado, conforme o 11° relatório de monitoramento ambiental, realizado pela empresa G2.
Na reunião, liderada pelo Comitê de Defesa do Porto, discutiu-se a importância e efetividade do valor a ser requerido por meio da emenda e concluiu-se que é realmente necessário para a conclusão das obras do calado do Porto que, foram suspensas com 9 metros de profundidade, o que impede a atracagem de navios maiores e com grandes cargas. “Queremos que o calado tenha 11 metros para melhor fluxo dos cargueiros e principalmente aumentar as exportações de minerais”, disse o presidente da FIEP, Francisco  Gadelha. Para o presidente do Comitê do Porto de Cabedelo, Márcio Madruga, "a construção de mais dois metros de calado no porto, permitirá a movimentação de 15 toneladas a mais de cargas”, afirmou. 
Imagem: Portal Porto de Cabedelo

Fonte: SINDMINERAIS/PB



Comentários