VARIAÇÕES NA TONALIDADE BORDÔ EM GRANITO PEGMATÍTICO EM PEDREIRA NO MUNICÍPIO DE PEDRA LAVRADAPB.

RESUMO.

 O município de Pedra Lavrada, localizado no seridó paraibano, destaca-se pela exploração mineral tanto para fins industriais como ornamentais, à frente de vários outros da Província Pegmatítica Borborema. Os granitos pegmatíticos ou simplismente pegmatitos, afloram em grande parte dos terrenos cristalinos do município. O extrativismo mineral dá suporte à sustentabilidade econômicae à qualidade de vida de centenas de garimpeiros que vendem seus produtos a grandes empresas, garantindo melhorias na qualidade de vida das suas famílias. 

A extração de rochas ornamentais tem um perfil diverso do garimpo, a qual explora grandes corpos de granito pegmatítico de forma ordenada, utilizando tecnologia avançada para extrair grandes blocos de rocha. A Pedreira Tamanduá, localizada no sítio homônimo, é um exemplo paradoxal entre a lavra rudimentar do garimpo e a mecanizada para fins ornamentais. Ambos têm em comum a geração de enormes passivos ambientais. A pedreira em tela, atualmente desativada, explorou um grande corpo de granito a pegmatíto englobando enclaves de granada biotitaxisto, caracterizando-o geneticamente como plúton posicionado na base da camada xistosa, revelando o fenômeno da “fusão parcial” da rocha encaixante. Torna-se evidente a estreita relação entre a variedade de tonalidades “bordô” do corpo granítico e o fenômeno da “fusão parcial” por neoformação da granada e pela migração do ferro da rocha encaixante para o pegmatito. 

O granito explorado na referida pedreira foi denominado popularmente de “quatro estações” de acordo com a variação da tonalidade. Tal fato, associado à heterogeneidade textural e à abundância de xenólitos de xisto deletérios à rocha ornamental, dificultou sua padronização para comercialização no mercado consumidor, culminando com a desativação da pedreira. Consequentemente foi gerado um grande problema ambiental com o abandono dos blocos de todas as dimensões no entorno da pedreira, os rejeitos finos estão sendo gradativamente carreados para a bacia de um pequeno açude a jusante e a recuperação da área degradada por desmatamento não foi feita, gerando danos ao meio ambiente local. Palavras chave: Pedreira, Degradação, Rejeito, Rochas ornamentais, Pavimentação.

Autores do trabalho: Francisco de Assis Souza,Antônio de Pádua C. de Lima Sobrinho, Augusto César R. de Lima, Antônio Renato Gadelha Brito, Gilcélio Cordeiro Costa.


Leia o trabalho completo nos ANAIS DO IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ROCHAS ORNAMENTAIS • VIII SIMPÓSIO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DO NORDESTE- Página 300.

Comentários