CONHEÇA O PROJETO GEOPARQUE SERIDÓ

HISTÓRIA:
No Geoparque Seridó se encontra um conjunto de potencialidades naturais e cultural, com destaque para um patrimônio geológico ímpar e inigualável.
Tendo em vista o caráter excepcional do patrimônio geológico do Seridó potiguar, associado aos aspectos biológico, turístico, cultural e histórico, esta é uma região propícia a criação de um geoparque. Assim, uma parceria entre o Serviço Geológico do Brasil - CPRM e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN possibilitou iniciar o Projeto Geoparque Seridó dentro de um projeto mais amplo conhecido como Geoparques do Brasil. Com esta parceria as primeiras atividades tiveram inicio no dia 19 de abril de 2010 com apresentação de duas palestras (i) “Projeto Geoparques do Brasil”, ministrada por Carlos Schobbenhaus (Serviço Geológico do Brasil), e (ii) “Por que Geoparque Seridó?” pelo professor Marcos Nascimento (DG/UFRN), em Currais Novos, no Campus da UFRN, para estudantes, professores, equipe do SEBRAE, secretários de turismo e proprietários de pousadas da região. Em seguida foi dado início ao inventário de 25 geossítios, estes localizados nos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, São Vicente, Florânia, Caicó, Cruzeta, Acari, Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó e Parelhas. 

Por apresentar um dos mais completo e belo patrimônio geológico encontrado no Nordeste do Brasil, o qual é decorrente de inúmeros processos naturais submetidos ao longo do Tempo Geológico, assim como as tradições preservadas, mantendo viva a identidade do povo, a região do Seridó Potiguar é palco perfeito para esse tipo de projeto. 

No momento vários projetos estão em desenvolvimento junto a proposta do Geoparque Seridó, com destaque para: (a) cadastros de novos geossítios (inventário e quantificação); (b) promoção de cursos de educação ambiental e capacitação de condutores e gestores; (c) elaboração de dissertações de mestrado (Pós-Graduação em Turismo da UFRN) sobre plano de gestão e sobre educação ambiental; (d) realização de projeto de extensão para definição de trilhas geoturísticas; e (f) preparação de material promocional (folder e vídeo).

MISSÃO


O Geoparque Seridó assume um papel importante no sentido de estimular o tripé educação, conservação e geoturismo, permitindo a comunidade local e os visitantes viverem experiências enriquecedoras, fazendo-os elementos importantes e participativos, e não apenas simples observadores de paisagem. O projeto contribuirá para tornar a região um destino geoturístico de referência, proporcionando experiências científicas, educativas, ambientais e culturais únicas. Este Projeto compreende uma nova forma de gestão territorial que tem na educação, conservação e geoturismo uma base sustentável de desenvolvimento.

Sobre
O Geoparque Seridó compreende uma área no Seridó potiguar, porção centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil.

INFORMAÇÕES GERAIS

Marcos Antonio Leite do Nascimento
Campus Universitário, S/N, Lagoa Nova
Caixa Postal 1678
Natal/RN - CEP: 59078-970
E-mail: caxexa@yahoo.com.br


Comentários