A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE MINÉRIOS. Por Jony Peterson


Olá pessoal como vão? Este artigo foi escrito a pedido do amigo Antônio de Pádua, um grande estudioso de mineração e construtor de maquetes de diversas etapas de uma usina. Nessa perspectiva, falarei um pouco sobre a importância do tratamento de minérios. Nesta área não sou especialista, porém todo mundo que trabalha com mineração precisa ter conhecimento sobre este assunto e entender as transformações necessárias para obtermos o minério. Pois bem, vamos ao artigo.

A história da atividade de mineração vem desde o início dos tempos, porém foi no século XVI que os primeiros registros deixados pelo homem pré-histórico utilizando ferramentas para minerar, principalmente cobre, estanho e bronze foram encontrados. Podemos observar em livros de história as pirâmides do Egito, nas quais eram utilizados blocos de rochas na criação de joias e até salões inteiros. Nas civilizações mais recentes por assim dizer já utilizam o ferro para diversos fins. Iniciando-se assim as técnicas de fundição para transformação desses metais, em outras palavras os processos de tratamento de minério começaram a existir.

O aproveitamento dos recursos minerais é possível devido há um conjunto de tecnologias que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo, porém o produto da frente de lavra via de regra não são os produtos finais da mineração, tendo a necessidade de processos químicos e físicos para posterior utilização, ou seja, após a extração das frentes de lavra, é aplicada uma sequência de operações ao qual obteremos o produto economicamente viável, esta sequência de operações recebe o nome de tratamento de minérios.

O tratamento de minérios corresponde ao conjunto de técnicas ou operações unitárias, que serão aplicadas no minério in natura, para que obtenha pelo menos um minério economicamente viável. Estes produtos são utilizados nos mais diversos segmentos industriais ao redor do mundo. No Brasil os principais conjuntos de operações são: Beneficiamento Mineral, Processamento Mineral e Tratamento de Minérios.


Ao final do processo de tratamento do minério o que resta basicamente são dois produtos, o concentrado que é aquele que contêm o mineral com valor econômico, e o rejeito que é o que não é economicamente viável.
Existem diversas plantas no Brasil e ao redor do mundo com arranjos diferentes para tratamento de minérios, esses arranjos são chamados de fluxogramas de tratamentos de minérios, uns mais simples e outros mais complexos. Vai depender do tipo de minério a ser concentrado.
A importância do tratamento se inicia na análise do mercado de um projeto mineral, pois esta etapa é uma das mais caras na mineração. Se eu reduzir os custos associados nos processos de tratamento terei um retorno financeiro altíssimo, deixando o empreendimento mineral competitivo no mercado, bem como aproveitamento racional dos recursos minerais.

O profissional em mineração que irá trabalhar nesta área deve entender a fundo cada processo no fluxograma de tratamento, a fim de reduzir o custo unitário de cada etapa. Por exemplo, em uma concentração gravítica, na qual as partículas de diferentes densidades, tamanhos e formas são separadas pela ação da força da gravidade ou por forças centrífugas é importante saber identificar cada equipamento utilizado nesta etapa; qual calibração está sendo aplicada numa calha; inclinação numa mesa classificadora, potência de motor, entre outros.

Atualmente, já existem simuladores computacionais no qual posso criar todo o fluxograma no computador e verificar os resultados, aplica-se no real e obtêm-se os resultados.
Por fim, o tratamento de minérios é uma área que está sempre em evolução e necessitando de profissionais capacitados. As características de técnicos que desejam atuar nessa área são: conhecimentos em química e física, pro-atividade de percepção de processos e habilidade com ferramentas de informática. No Instituto de Educação Tecnológica (IETEC) há um curso gratuito a distância (EAD) em “Mineração e Tratamento de Minérios”, segue o link http://www.ietec.com.br/cursos/educacao-a-distancia/mineracao-e-tratamento-de-minerios/ e fica a dica para vocês se capacitarem de graça neste assunto.
Pessoal, espero que tenham gostado do artigo e que os ajude no esclarecimento de dúvidas que irão encontrar no mercado de trabalho. Qualquer dúvida ou crítica enviar e-mail para jony_lima@yahoo.com.br.

Se você quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dá o melhor de si mesmo.
Ayrton Senna da Silva

Tratamento de Minérios/Ed. Arão Benvindo da Luz et al. 4ª Edição – Rio de Janeiro: CETEM/MCM, 2004.




Comentários