A VOCAÇÃO MINEIRA DO ESTADO DA PARAÍBA É IMPORTANTE E DIVERSIFICADA. Por Antonio de Pádua Sobrinho.

Foto: Antonio de Pádua Sobrinho
O estado da Paraíba detém recursos minerais de grande valor econômico, variando desde rochas exóticas para fins ornamentais, minerais industriais, argilominerais empregados na indústria cerâmica, de tintas e perfuração de poços, minerais metálicos e não metálicos empregados na indústria eletroeletrônica e os minerais para fins gamológicos. Nos municípios onde são explorados têm um peso marcante na economia interna e no desenvolvimento social da população, sendo na maioria das vezes extraídos através dos garimpos e mineradoras de pequeno e médio porte.  

Neste contexto merece destaque a Província Pegmatítica da Borborema, denominada por Scorza (1944) e Johnston (1945) para a área de domínio dos pegmatitos inserida na porção central dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, borda ocidental do Planalto da Borborema, mesorregião Seridó .  Silva e Dantas (1997), com base em trabalhos anteriores, advogam o empilhamento estratigráfico desta sequência como pertencente ao Grupo Seridó de Santos (2002), constituindo uma sequência de metapsamitos, metapelitos e as manifestações plutônias sin a tardi brasilianas (granitos e pegmatitos). A base da sequência é formada pela Formação Equador, incluindo quartzitos, metaconglomerados e itabiritos, seguindo-se da Formação Jucurutu, com gnaisses, calcários e níveis calcissilicatados mineralizados em scheelita. O topo do pacote metassedimentar é encerrado por uma extensa sequência de xistos de médio a baixo grau metamórfico denominada de Formação Seridó.

A vocação mineira do estado da Paraíba é importante e diversificada, destacando-se, porém, a região  do Seridó, constituída pelos municípios de Picuí, Frei Martinho, Nova Palmeira,, Pedra Lavrada, Seridó, Junco do Seridó, Salgadinho, Santa Luzia, Várzea, São Mamede e São José do Sabugí. Os jazimentos mais importantes são os de granitos, quartzitos, argilo-minerais e pegmatitos. Os pegmatitos ocorrem como um enxame de diques intrusivos em toda sequência do Grupo Seridó, de gênese complexa, variando desde simples, xistos e zonados, mineralizados em quartzo, feldspatos, micas, turmalinas, berilo e tantalita.


Comentários