Pular para o conteúdo principal

GEOTURISMO EM SANTA LUZIA PARAÍBA. Por Antonio de Pádua Sobrinho.

Foto: Antonio de Pádua Sobrinho
O município de Santa Luzia, Seridó Paraibano, ao logo da história foi submetido a processos naturais que resultaram em um vasto patrimônio geológico, que segundo Brilha (2005), corresponde aos locais que apresentam as seguintes características: Abióticas (geologia, geomorfologia, hidrografia e/ou clima) singulares, que podem estar associados a elementos históricos e culturais (sítios arqueológicos e paleontológicos, por exemplo)

.
Segundo o pesquisado e Técnico em Mineração, Antonio de Pádua Sobrinho( Fotos)  O patrimônio geológico do município de Santa Luzia pode ser observado nas diversas formas tais como: variedade de ambientes resultantes de formações naturais, constituídas por belas formações paisagísticas; afloramentos rochosos, sítios arqueológicos, ricos em arte rupestre, bem como a beleza exuberante do relevo que deverá tornar-se grande atrativo para a apreciação da paisagem com a construção de trilhas de acesso às serras do talhado, que já foi utilizada para eventos ciclísticos como o “ EcoPedal Talhado”, onde o geoturista  durante o percurso poderá conhecer  a história da comunidade quilombola que reside no local. Bem  como  trilhas   as Serras do Saco,  Redonda, Cabaço, Tubiba, da “Casa do Índio” e das Cachoeiras dos Rios Saco dos Moisés e Camuengo, assim como  as formações geológicas esculpidas pelo intemperismo, tais como o pico do Yayu,  dentre outros pontos  que com certeza tornam- se um grande atrativo para a prática do geoturismo no município podendo ser usado como  fonte de emprego e renda para a população local.

Foto: Antonio de Pádua Sobrinho
O geoturismo, é um novo ramo do turismo, traz a oportunidade para que áreas com potencialidades naturais possam se desenvolver de forma sustentável e valorizando não só os elementos de fauna e flora, mas principalmente o patrimônio geológico-geomorfológico, proporcionando ao turista não só a admiração da paisagem, mas o entendimento dos processos que se sucederam até que ela se formasse e quais os processos que continuam a atuar sobre ela (CAVALCANTE, 2011).


O desenvolvimento do geoturismo sustentável com preservação ambiental deverá elevar  Santa Luzia  ao mesmo patamar de  outras regiões turísticas da Paraíba.
Antonio de Pádua Sobrinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…